Bracell recebe aporte de US$1,8 bilhão e constrói fábrica de celulose no interior de São Paulo

redacao@aloalobahia.com

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e integrante do grupo de empresas RGE, recebeu apoio de bancos brasileiros e internacionais, captando US$ 1,8 bilhão por meio de empréstimo sindicalizado. O valor financiou o empreendimento da maior e mais verde fábrica de celulose do mundo localizada em Lençóis Paulista, São Paulo. A construção da fábrica foi concluída dentro do prazo e do orçamento, e iniciou suas operações em novembro de 2021.
 
A fábrica foi projetada com inovações importantes, incluindo uma biorrefinaria que controla a entrada de materiais para maximizar a reciclagem, minimizar o desperdício e reduzir a pegada ambiental de forma significativa, resultando em baixo consumo de água e baixas emissões. Com duas linhas de produção flexíveis, pode produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose solúvel por ano ou entre 2,6 milhões e 2,8 milhões de toneladas de celulose kraft por ano. Além disso, é autossuficiente em energia, e o excedente de energia limpa e de alta qualidade é disponibilizado no Sistema Interligado Nacional. A fábrica empregou mais de 11.000 funcionários durante o pico da construção e criou 6.650 empregos permanentes para a comunidade local.
 
 Em entrevista à imprensa, Tey Wei Lin, presidente da RGE, disse: “O financiamento, representando o maior investimento privado no estado de São Paulo nas últimas duas décadas, demonstra nossos contínuos investimentos no Brasil. Estamos orgulhosos da nossa equipe, que entregou uma sólida execução de projetos e mantém a fábrica em funcionamento, apesar dos desafios impostos pela pandemia. A maior e mais verde fábrica de celulose do mundo endossa nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, conservação e desenvolvimento comunitário, uma diretriz que norteia nossas operações globalmente. A celulose solúvel é renovável e biodegradável, atende à tendência crescente e à preferência dos clientes pelo uso de produtos sustentáveis”.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias