BP aponta caminhos para se tornar um investidor em 2021

Com a proximidade do fim do primeiro mês de 2021, muitas pessoas preocupadas com a pandemia ainda estão se questionando se esse é um bom momento para começar a investir. De acordo com Giovanni Puonzo, head da BP Digital, um braço da BP Investimentos, quem tem essa dúvida precisa iniciar agora. Em entrevista, o especialista dá cinco dicas de como se tornar um investidor e fala sobre a BP Digital, uma plataforma que possui mais de 2000 clientes e está aberta para cadastro através do telefone (71) 98796- 1974 e do site: www.bpinvestimentos.com.  

“Gosto de exemplificar com cinco passos para o investidor entender o que ele precisa fazer hoje, amanhã e depois. O primeiro passo para começar a investir é abrir uma conta em uma corretora. Já ficou mais do que provado as corretoras têm uma equipe mais preparada para atender. Diferente dos bancos, onde o gerente está lá para entregar resultados para o banco, o agente autônomo precisa entregar resultado para o investidor. Vale ressaltar que as corretoras têm melhores produtos para o investidor já que o foco principal é o investimento. Vamos lembrar que o banco vai ter produtos que se voltam mais para a operação de crédito, ao invés da operação de investimento”, alerta.  

O segundo passo é investir em conhecimento. “Antigamente, existia uma anomalia no Brasil que era o investidor que tinha a possibilidade de investir com risco baixo, alto retorno e grande liquidez, ou seja, a capacidade que você tem de transformar um ativo em dinheiro. Então, o investidor tinha um investimento com o tesouro direto e a poupança com risco baixo, alto retorno e grande liquidez porque havia uma taxa de juros muito alta e hoje não tem mais isso no mercado. Então, como a taxa de juros está baixa, é preciso que o investidor faça a balança entre abrir mão de um desses três fatores para alcançar os outros dois. Como ele vai escolher qual a melhor opção de investimento? Para isso é preciso entender onde ele está investindo”, explica.   

O terceiro passo é descobrir o perfil de investidor. “Costumo dizer que não há investimento perfeito, cada um tem suas escolhas, às vezes um consegue abrir mão de um pouco de retorno para ter um pouco menos de risco, já outro consegue ter mais risco, já que busca mais retorno. Então, é importante que o investidor consiga descobrir qual o seu perfil”, informa.  

O quarto passo é começar. Apesar da teoria ser muito importante, a prática será essencial. Então, o investidor deve começar com pouco, pois o investimento é um “curso”, em que cada vez que você chega lá e investe, você “está indo pra aula” e cada vez que você perde de alguma maneira há um aprendizado para aquilo”, conta.  
 
O quinto passo é ter foco no longo prazo. “O tempo será a mola que irá impulsionar o investidor para alcançar os objetivos nos investimentos. Quando falamos de investimentos, para fazer cálculo de rentabilidade é preciso fazer um cálculo de juros compostos, e nele nada te dá o poder do tempo. Ou seja, ter muito dinheiro para investir é muito importante, claro, quanto mais dinheiro você investir vai ser melhor. Ter uma grande rentabilidade é muito importante, pois quanto maior ela for, mais satisfatório será o resultado, mas nada vai te dar a mesma força do que o tempo. Quanto mais o seu foco for no longo prazo, melhor vai ser o seu resultado e, sendo assim, quanto antes você começar investir, melhor”, afirma. 

Investimento na Bolsa 
 
O método mais conhecido para investir na Bolsa de Valores é a compra de ações. Quando você compra ações, você está se tornando sócio de uma empresa, sendo que as empresas listadas hoje na Bolsa no Brasil são as maiores empresas e as mais sólidas, que dão mais lucros e mais resultados. Sendo assim, para aqueles que investem na Bolsa e entendem o que estão fazendo, que tem foco no longo prazo, que escolhem a empresa e sentem confiança, acabam fazendo um investimento de alta segurança. Além disso, o investidor que tem uma boa diversificação, entende o que está fazendo, esse investidor tem baixíssima chance de dar errado”, enfatiza.  
 
Segundo Puonzo, não existe valor mínimo para começar a investir, porém é preciso ter um valor mínimo para possuir uma boa diversificação. “Com R$ 100,00, o investidor já consegue comprar os fundos da família DNA, feita pela XP Investimentos para o pequeno investidor que quer ter uma carteira diversificada, pois essa é a melhor forma de se proteger das oscilações do mercado”, finaliza.  
 
BP digital  

Para o pequeno e médio investidor, a BP Investimentos lançou a BP Digital, um time de assessores que atende, de forma conjunta, os clientes com patrimônio investido de até R$300 mil. O atendimento funciona inteiramente digital realizado por uma equipe de assessores, onde cada um cuida de uma respectiva área via aplicativos como WhatsApp, zoom, lista de transmissão e listas de e-mail. Para se cadastrar é só entrar em contato através do telefone (71) 98796- 1974.  


 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias