Blog britânico cria o mapa-múndi da arte usando dados do Google

A equipe do blog britânico da rede de produtos para pintura Ken Bromley Art Supplies teve uma ideia curiosa, que surgiu por causa da pandemia do novo coronavírus.  Como no mundo todo os museus estarão fechados pelos próximos meses, seus editores decidiram usar o Google para responder a uma pergunta: quem são os pintores mais famosos do mundo?

“As pessoas estão tendo que recorrer à internet como a única maneira de ver o trabalho de tantos artistas mundialmente famosos. Com isso em mente, queríamos descobrir quais deles foram mais procurados em 2020 e quem tem sido mais popular em cada país em toda a pandemia”, explicaram em uma postagem.

O resultado da pesquisa é gráfico em forma de mapa-múndi ilustrado por imagens que representam cada artista.  No ranking dos mais populares estão Leonardo da Vinci, vencedor em 82 países, Frida Kahlo (29, incluindo o Brasil), Vincent Van Gogh (24), Artemisia Gentileschi (23), Picasso (18), Banksy (14) e Diego Velázquez (2).

Para chegar ao resultado, os dados foram analisados pela ArtSupplies.co.uk em fevereiro de 2021 usando o planejador google keyword. O artista principal foi encontrado usando dados de pesquisa para 2020 em cada país para cada artista. Nem todos os países tinham dados suficientes para serem apresentados, por isso o mapa não tem todas as nações.

Entre os três primeiros, o italiano Leonardo da Vinci conquistou a Groenlândia, África do Sul, Botsuana, Namíbia, Angola, Moçambique, Índia, Maldivas, Malásia e uma série de países asiáticos. A mexicana Frida Kahlo foi a artista mais procurada no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Turquia, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Já o holandês Van Gogh levou a melhor no Canadá, Argélia, Líbia, Egito, Marrocos, Cazaquistão e Mongólia, entre outros.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias