Biografia revela detalhes da trajetória de Edmond Safra, um dos maiores gênios financeiros do século 20

redacao@aloalobahia.com

A trajetória do libanês naturalizado brasileiro Edmond Jacob Safra está contada em detalhes na recém-lançada biografia A Banker’s Journey – How Edmond J. Safra Built a Global Financial Empire (A Jornada de um Banqueiro – Como Edmond J. Safra Construiu um Império Financeiro Global, em tradução livre). A obra é do jornalista americano Daniel Gross, que levou cinco anos para escrever e conseguiu entrevistar a viúva, Lily Safra, que, antes de morrer em julho deste ano, cedeu fotos de seu arquivo e leu o manuscrito final.

Segundo reportagem do Glamurama, o autor também teve acesso a dezenas de áudios, documentos e histórias coletadas pela Fundação Edmond J. Safra pouco depois da morte dele, em 1999. Há detalhes, por exemplo, da campanha de difamação que sofreu quando estava negociando a venda de um dos braços do Republic para a American Express, que foi um dos piores momentos vividos por ele.

O livro traz, ainda, um capítulo sobre o período em que Edmond viveu no Brasil e se aproximou de importantes empresários do país: Roberto Marinho, do Grupo Globo, o editor Adolpho Bloch e o também banqueiro Walter Moreira Salles, entre outros.
HzHwoen.md.jpg
Avesso a entrevistas, Jacob Safra é famoso por nunca ter gostado de chamar a atenção. Ele, na medida do possível, manteve uma vida discreta e sem a extravagância típica de bilionários de seu quilate. O pouco que se sabe sobre o homem por trás de quatro grandes bancos – Banco Safra, em São Paulo; Republic National Bank, em Nova York; Trade Development Bank (TDB), em Genebra; e Safra Republic Holdings, em Luxemburgo – vive na memória de seus poucos amigos.

Foto: Edmond Safra Foundation. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias