Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia chega ao Metaverso

redacao@aloalobahia.com

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, localizado no Corredor da Vitória, lança-se em mais uma experiência no Metaverso. É a vez da biblioteca do Instituto inaugurar seu espaço interativo e virtual. Um evento online e gratuito marcará o lançamento nesta quinta-feira (28), às 19h, no link goethe.de/metaverso.
 
Essa é a segunda fase do projeto “GoetheBahia #Metaverso”, que oferece ao público um hub de acesso a todos os conteúdos digitais do Goethe-Institut, como o Onleihe com livros digitais, áudios e filmes, aplicativos para aprendizado de alemão e playlists musicais. O acesso à plataforma, criada pela Bungalow Agency, será limitado à capacidade técnica do espaço.
 
A programação da noite contará com abertura institucional de Ute Engelke, coordenadora de eventos da Biblioteca, com as participações de Holger Beier (Bungalow Agency), desenvolvedor da plataforma, e de Leonel Henckes, coordenador de programação cultural e idealizador do projeto #Metaverso no Goethe-Institut em Salvador.
 
O público será apresentado às novidades do ambiente online, sob a condução de Holger, com comentários sobre o acervo da biblioteca no “GoetheBahia #Metaverso”. Além disso, os participantes também poderão acompanhar uma leitura cênica, com avatares, de fragmentos do texto teatral “A Pedra”, do escritor alemão Marius von Meyenburg.
Vim4F2.md.jpg
Goethe no Metaverso – As iniciativas do Goethe-Institut Salvador-Bahia no Metaverso começaram em 2021, numa busca para criar alternativas que potencializassem as trocas à distância durante as residências artísticas e exposições digitais. “Em novembro do ano passado, o instituto inaugurou a Fase 1 do protótipo, que consistiu na galeria de arte, teatro e pátio interno. Neste momento, o público pôde visitar a exposição "Temporão", que teve curadoria de Tiago Sant’Ana”, explica Leonel Henckes, coordenador do projeto.
 
Em 2022, a Fase 2 do projeto avançou para a finalização da Praça do Cacau, acesso à biblioteca e Biblioteca. O makerspace do Goethe-Institut Salvador-Bahia também integra esse ambiente.
 
Ute Engelke, coordenadora de eventos da Biblioteca, acredita que este é um momento importante para ficar mais próximo do público, oferecendo estratégias digitais diversificadas. “A Biblioteca do Goethe-Institut em Realidade Virtual é um lugar para proporcionar encontros e um hub para acessar as nossas ofertas digitais”, completa.
Vim6aS.md.png
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias