Biblioteca da Fundação Mário Leal Ferreira é reaberta para pesquisas presenciais

redacao@aloalobahia.com

A biblioteca da Fundação Mário Leal Ferreira, situada no prédio da Secretaria de Infraestrutura, no Comércio, foi reaberta para pesquisas presenciais, mediante o cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19. O local está recebendo apenas uma pessoa por turno e o visitante precisa ter pesquisado primeiro se o material de interesse está disponível no acervo digital da instituição.

A maior parte do acervo pode ser encontrada no endereço eletrônico biblioteca.fmlf.salvador.ba.gov.br. Existe também a possibilidade de solicitar por e-mail o recebimento de algum exemplar, que ainda não esteja em formato digital. Nesse caso, a bibliotecária digitalizará o material e enviará por e-mail para o requerente.

O e-mail para a solicitação e também para o agendamento das visitas é biblioteca.fmlf@salvador.ba.gov.br. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A subgerente de acervos tecnológicos e biblioteca, Lucimar Oliveira, explica que toda pesquisa que tem como ponto de referência a capital baiana, em geral, acaba sendo direcionada para a biblioteca da FMLF. “A Prefeitura é responsável pela transformação urbana da cidade e o registro dessas transformações, desde os anos 1970 está guardado aqui. É uma oportunidade incrível para o pesquisador que vai estudar a cidade”, afirmou.

Acervo – Principal referência nas áreas de urbanismo e arquitetura em Salvador, a biblioteca da Fundação Mário Leal Ferreira está em funcionamento desde a década de 1970, com um acervo documental de 10 mil títulos, entre mapas, plantas, planos, projetos, estudos, livros, legislação, fotos e uma hemeroteca, com 30 mil recortes de jornais, dos quais cinco mil são digitais.

Entre os registros mais importantes do acervo, estão a coleção de estudos e documentos do Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade do Salvador, elaborado na segunda metade da década de 1970, e dos planos diretores subsequentes. Outro documento importante, disponível no local, são as edições do Diário Oficial do Município, de 1986 até 2015.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias