BBB23 liga alerta para novo modelo de relacionamento abusivo; entenda

Conhecido por levantar debates importantes para a sociedade, o Big Brother Brasil de 2023, que começou no dia 16 de janeiro, já teve a sua primeira pauta. A questão envolve a relação entre os participantes Gabriel e Bruna, que ligou o alerta para um novo modelo de relacionamento abusivo. 

Durante o programa ao vivo de domingo (22), o apresentador Tadeu Schmidt mandou um recado para os brother e sisters sobre a dinâmica do casal Bruna Griphao e Gabriel, destacando o incômodo dos demais participantes em relação aos dois. 

Recado de Tadeu Schmidt

"Cara de Sapato falando sobre o casal Gabriel e Bruna: 'Vocês são um casal muito chato'. Tina falando sobre o mesmo casal: 'Vocês dois são tóxicos'.", pontuou Tadeu, que destacou que fazia um alerta "antes que fosse tarde demais". 
 
HlOe4It.md.webp
O apresentador também expôs uma fala de Gabriel para Bruna: "Mas já já você vai tomar umas cotoveladas na boca", disse o brother, em tom de brincadeira. "Gabriel, em uma relação afetiva, certas coisas não podem ser ditas nem de brincadeira", disse Tadeu. 

A dinâmica entre Gabriel e Bruna

Nos últimos dias, as redes sociais vêm destacando atitudes de Gabriel em relação a Bruna, que também foram evidenciadas pela edição do programa no domingo (22). As atitudes envolvem reclamações de Gabriel sobre o comportamento de Bruna, puxão pelo braço, broncas na frente de outros participantes, etc. 

A própria sister teve uma conversa com Gabriel, na qual apontou que ele estaria sendo "grosso" e aparentando ser "babaca". Ele, por sua vez, disse que ela estava "viajando", que essas falas o queimariam com o público fora da casa e que não pediria desculpas porque não teria feito nada de errado. 
 
HlO8Tdv.md.png
Um novo modelo de relacionamento abusivo

Após o recado de Tadeu, rapidamente o assunto virou um dos mais comentados nas redes sociais, levantando uma série de reflexões sobre a temática. Em uma das publicações, a psicanalista Manuela Xavier alerta para o surgimento de um novo modelo de relacionamento abusivo, que, segunda ela, estaria sendo vivenciado por Bruna e Gabriel. 

A psicanalista destaca que um relacionamento abusivo não envolve, necessariamente, um homem poderoso e uma mulher frágil e que o estigma prejudica a identificação de relações desse tipo. 

Manuela afirma que Gabriel "não fala alto, tem uma voz doce, fala calmo e pausado e não sobe o tom de voz", mas ainda assim é abusivo por manter Bruna "sob controle" por saber que precisa dela no jogo e, para não demonstrar sua própria fragilidade, a "constrange, cerceia e diminue". 
 
HleIi6x.md.jpg
Bruna, por sua vez, não se mantém passiva. "Ela xinga, responde rispidamente, dá uns foras", como afirma a psicanalista. Mas, segundo Manuela, é aí que está o perigo. "É exatamente essa a cilada que muitas mulheres poderosas e empoderadas vivem: é porque elas reagem aos abusos que vivem que acham que não estão sendo abusadas. Entretando, se você tem que combater o tempo inteiro o seu parceiro, você não vive uma relação, e sim uma batalha", escreveu a psicanalista nas redes sociais. 

A jornalista baiana Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, também publicou sobre o casal. "É assim que muitas de nós vão se apagando, perdendo o brilho. [...] As 'brincadeiras' depreciativas atestam tantas coisas, e acontece no jogo e na vida! Fiquem atentas...às vezes, se afastar é a melhor forma de se salvar!", escreveu. 

O que disseram Bruna e Gabriel

Logo após o recado de Tadeu, Gabriel disse que aquela imagem "não condiz com ele" e pediu para que Bruna "deixasse isso claro" para o público. Nesta segunda-feira (23), durante o Raio-X, Gabriel aproveitou o tempo de fala para comentar sobre o recado que recebeu de Tadeu no dia anterior.

"Ontem foi a pior noite da minha vida. Queria me desculpar com a Bruna, a família dela e a minha família, que não me deu essa educação. E vocês, todas as mulheres que se sentiram ofendidas. Essa não é a minha índole", disse. 

Bruna chorou após o recado de Tadeu, disse estar com vergonha pela família dela e que sabe que Gabriel "não faria mal a ela". O perfil de Bruna nas redes sociais publicou uma nota em nome de amigos e familiares, dizendo que a sister não consegue exergar a situação na qual está inserida. 
 
"Em nenhum contexto, é passível ouvir falas grosseiras, desrespeitosas e agressivas de outra pessoa. Infelizmente, a Bruna não consegue enxergar como está sendo tratada em diversas situações dessa forma como vemos aqui fora. E acontece no jogo, como acontece na vida.", diz o texto. 


Foto: Reprodução/TV Globo. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias