Banco Central anuncia novidades nas regras do Pix; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (1º) novidades que visam melhorar a dinâmica de transações no Pix. Entre as mudanças estabelecidas, as instituições financeiras participantes do Pix não precisarão mais aceitar as solicitações de clientes para mudar o período do noturno. Além disso, o BC  eliminou a obrigatoriedade de limite por transação, mantendo apenas o limite por período do dia.

A solicitação de aumento do limite de transações poderá ser acatada a critério da instituição participante. Quanto ao período noturno, fica definido de 20h às 6h, mas os bancos e demais participantes podem ofertar, a seu critério, a possibilidade de mudar para entre 22h e 6h.

"O Banco Central (BC) atualizou as regras sobre os limites de valor para as transações no âmbito do Pix, com o objetivo de simplificar as regras de implementação e de aprimorar a experiência dos usuários ao efetuar a gestão de limites por meio de aplicativos, mantendo o atual nível de segurança", diz o órgão.

Outra mudança nos limites foi o aumento para a retirada de dinheiro por meio de transações de Pix Saque e Pix Troco, que passarão a ser de R$3 mil no período diurno e R$1 mil no período noturno. "Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais. Assim, com o Pix Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional."

As novas regras passam a valer a partir do dia 2 de janeiro, exceto os ajustes nas disposições relacionadas à disponibilização da funcionalidade de gestão dos limites para os clientes por meio do aplicativo ou do canal digital da instituição, que valem a partir de 3 de julho de 2023.


 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias