6 Jul 2021
Bancários são incluídos no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19

Em reunião com o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o ministro Marcelo Queiroga se comprometeu a enviar as doses necessárias aos estados para imunizar a categoria a partir da próxima semana. O informe técnico com detalhes sobre a vacinação será publicado até o fim desta semana.
O ministro também anunciou que trabalhadores dos Correios, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, também foram incluídos nos grupos prioritários para a vacinação.
Continuamos trabalhando em ritmo acelerado para ampliar a vacinação no País! Já distribuímos + de 143 milhões de doses. Nossa meta é vacinar toda a população brasileira num curto espaço de tempo. Até o fim deste ano, iremos imunizar toda a população vacinável acima de 18 anos.
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) July 6, 2021
"A mobilização e união dos trabalhadores, que durante todo esse tempo estiveram ao lado das entidades sindicais, foram fundamentais para a conquista. A luta agora é para que os demais funcionários das agências, como vigilantes e prestadores de serviços, sejam incluídos do PNI", informa o Sindicato dos Bancários da Bahia, em nota.
Por aqui, a entidade já se articula para que a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), comandada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), inclua a categoria no grupo prioritário e os municípios iniciem a vacinação.
Desde o início da imunização no país, o Sindicato solicitava a inclusão dos trabalhadores no PNI. Vários ofícios foram enviados ao Ministério da Saúde. Paralelamente, em âmbito estadual, fez reuniões com as prefeituras e o Governo da Bahia. Alguns municípios, inclusive, vacinaram a categoria. A entidade também procurou o Ministério Público do Trabalho e o Ministério da Economia.
"Essa é uma conquista, fruto do nosso movimento. Fico muito feliz. Quero dividir a alegria com todos e todas. Lamentável que não tenhamos sido incluídos desde o início. É uma vitória da categoria", comentou o vereador soteropolitano Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, que se comprometeu em lutar, a partir de agora, pela garantia da prioridade para vigilantes de agências e outros prestadores de serviço.
Fotos: Tomaz Silva/ABr e Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.