Balenciaga ultrapassa Gucci e se torna marca de luxo mais buscada

redacao@aloalobahia.com

O que um bom plano de marketing alinhado a produtos de altíssima qualidade, e que causem desejo imediato no consumidor podem fazer com uma marca? Com a Balenciaga, ajudou a torná-la a empresa do mercado de luxo mais buscada da internet, de acordo com o relatório Lyst Index Q3 2021, uma classificação trimestral das marcas e produtos mais populares da moda.

Com mais de 100 anos de história e tradição, a marca, fundada em 1919 pelo espanhol Cristóbal Balenciaga, agora é comandada por Demna Gvasalia, um dos responsáveis por tornar a Balenciaga a empresa de roupas mais quente do mundo atualmente, ultrapassando a Gucci. 

Alek-Wek-left-poses-in-the-press-room-with-Demna-Gvasalia-winner-of-the-international-award-at-the-C
Demna Gvasalia com a modelo Alek Wek CFDA Awards 2017 (Foto: Reprodução/Instagram)

A Lyst Index é uma plataforma global de compras de moda, usada por mais de 150 milhões de pessoas a cada ano para navegar, descobrir e comprar itens de 17 mil marcas e lojas. A fórmula por trás da Lyst Index leva em consideração o comportamento do comprador, incluindo taxas de conversão e vendas, mas também inclui dados de pesquisa do Google, bem como menções de mídia social e estatísticas de envolvimento em todo o mundo durante um período de três meses.

Aposta certeira
Desde que assumiu à frente da grife, o georgiano Demna Gvasalia preferiu navegar por um ambiente mais underground, mesmo pertencendo ao mercado de luxo. Sua não conformidade com a moda tornou a Balenciaga uma das marcas mais valiosas do mundo e a que mais cresceu nos últimos anos dentro do grupo Kering. 

Mas nos últimos 12 meses, começamos a ver uma investida da label para se aventurar na alta-costura e nos tapetes vermelhos das principais premiações, como o Met Gala e o Emmy. A nova estratégia não poderia ter se mostrado mais certeira. 

Kim-Kardashian-durante-o-desfile-do-Met-Gala-2021-para-a-Balenciaga-foto-Instagram
Kim Kardashian com traje que 'causou' no Met Gala

O relatório da Lyst indica que as pesquisas pela grife cresceram 505% neste trimestre, colocando-a no topo da lista. O seu último desfile de primavera-verão 2022, apresentado na Paris Fashion Week, foi um sucesso. Sob o tema de "red carpet", Demna convidou modelos e suas celebridades favoritas para posarem em um fundo que imitava tapete vermelho. Além disso, a grife também lançou uma parceria com ‘Os Simpsons’ na qual os personagens usavam suas criações mais icônicas. 

O relatório também cita o retorno à alta costura após 53 anos, a colaboração com o game Fortnite e também com a superprodução de Kanye West em torno do lançamento do álbum 'Donda'.

Foto: Rihanna/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES