Baianos conquistam 19 medalhas de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática

redacao@aloalobahia.com

Dezenove estudantes da Bahia foram premiados com medalhas de ouro na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na segunda-feira (7), em cerimônia no Fiesta Convention Center, em Salvador.
 
Além das douradas, os baianos levaram ainda 46 medalhas de prata, 136 de bronze, mais de 1.500 menções honrosas e 1.700 premiações. A competição contou com 7,5 mil jovens de todo o País no pódio e 18 milhões participantes no geral.
 
A cerimônia premiou estudantes que competiram e venceram em 2019. Ela acontece dois anos após o planejado, por conta da pandemia, mas seguia bastante aguardada por medalhistas como a soteropolitana Maria Lúcia Gesteira, 17 anos. “Eu gosto bastante de matemática e acho que a competição é uma ótima iniciativa, por incentivar os estudantes, além de a educação ser algo super importante”, declarou ao jornal Correio.
 
Além de serem medalhados, os estudantes foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de R$ 100 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
 
Os premiados, em 2023, terão a chance de ganhar uma bolsa de estudos Tech Behring. Serão 25 bolsas de R$ 900 da Fundação Behring para ex-medalhistas admitidos em universidades na área de Tecnologia.
 
Foto: Paula Froés/CORREIO. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias