Baianos brilham em lista de Melhores do Ano de críticos paulistas

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Em assembleia geral, na última segunda-feira (6), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) escolheu os melhores de 2022 em categorias como Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular e Televisão. A cerimônia de premiação com a entrega dos troféus está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2023, mas os nomes já foram anunciados.

O baiano Rubem Valentim, uma das referências no construtivismo brasileiro, falecido em 1991, foi lembrado na categoria "Artes Visuais" pelo livro "Rubem Valentim – Sagrada Geometria", que faz uma retrospectiva de sua obra. Na mesma categoria, o Grande Prêmio: Personalidade do Ano foi para outro baiano, Emanoel Araujo, fundador e curador do Museu Afro Brasil, em São Paulo, morto em 2022.

Na categoria "Música Popular", os baianos também brilharam. O álbum “Alto da Maravilha”, de Russo Passapusso com Antonio Carlos e Jocafi foi eleito o Disco Do Ano e Rachel Reis foi escolhida a Artista Revelação.

Fotos: Gustavo Vargas e Flora Negri. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias