Baiano é único latino convidado para programa de jovens talentos mundiais em cinema na Suíça

redacao@aloalobahia.com

Gago de nascença e apaixonado por falar, Bernardo Lessa, de 23 anos, descobriu aos 8 que conseguia se comunicar sem gaguejar através do audiovisual. Natural de Salvador, ainda na escola, criou o vlog Diário de um Gago para se comunicar com outras pessoas que passavam pelas mesmas dificuldades de fluência que ele. 

Aos 18, mudou-se para Pernambuco para estudar Cinema e Audiovisual na UFPE, onde viria a se formar. Pelo seu ótimo desempenho acadêmico e busca incansável pelo aprendizado, ainda no terceiro período (2017), foi chamado para estagiar no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, nas equipes de programação, curadoria e marketing. Pouco tempo depois, foi efetivado pelo Cinema, trabalhou lá durante dois anos, na programação semanal e na organização de mais de 20 mostras e festivais nacionais e internacionais. 

No trabalho de conclusão do curso de Cinema, Bernardo apresentou um mapeamento sobre as políticas públicas voltadas para a distribuição de filmes nacionais, e acabou aprovado com louvor. Mas ainda antes de se formar, em 2019, aos 22 anos, já estava instalado em São Paulo, após receber um convite da Vitrine Filmes, uma das maiores distribuidoras independentes do país.

Atualmente, aos 23, o jovem é Supervisor de Distribuição na empresa e, a fim de multiplicar todo o conhecimento acumulado na sua breve carreira, criou junto a Amanda Kadobayashi, Lívia Donadeli e Felipe Lopes o Vitrine Lab – um laboratório de formação em distribuição e comercialização de filmes. 

Na Vitrine Filmes, o soteropolitano também colaborou no lançamento de grandes títulos como o vencedor do Oscar 'Druk - Mais uma Rodada' (Thomas Vinterberg), 'Alvorada' (Anna Muylaert), documentário sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, 'Três Verões' (Sandra Kogut), protagonizado por Regina Casé, e 'A Vida Invisível' (Karim Ainouz), premiado no Festival de Cannes em 2019 e aposta do Brasil ao Oscar naquele ano.

Suíça
Em maio deste ano, Bernardo Lessa recebeu um convite para ir à Suíça participar do U30 do Festival de Cinema de Locarno, um dos mais prestigiosos do mundo. Foram apenas 8 convidados e, dentre eles, Bernardo é o único da América Latina. 

O programa para o qual ele foi convidado oferece um espaço para jovens talentos profissionais, abaixo dos 30 anos, que desejam expressar sua preocupação em questões de alta relevância relacionadas ao cinema. Com uma bolsa do Projeto Paradiso e apoio do Festival de Locarno, Bernardo cumprirá todas as medidas de segurança necessárias para chegar à Suíça em agosto, e representar o Brasil.

“Para alcançar um novo público precisamos de novas histórias, novas pessoas, que o público se identifique”, ressalta Bernardo, “o Brasil está passando por um momento terrível politicamente, com um governo que joga contra a cultura, contra a preservação da memória, mas nós não vamos nos calar. Já resistimos uma vez, e podemos fazer novamente, se estivermos unidos.”

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES