Bahia retoma liderança nacional na geração de energia eólica, aponta SDE

redacao@aloalobahia.com

A Bahia retomou a liderança nacional na geração de energia eólica, com 32,16% da produção. O estado também é líder na geração de energia solar, com 30,89%. Os dados, de março de 2022, são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e estão nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar produzidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com a SDE, o potencial de geração de energia eólica é influenciado por fatores como sazonalidade, clima, vegetação e características topográficas. A usina Ventos do Santo Abraão, localizada em Morro do Chapéu, atingiu 73,1%, no mês de março deste ano, o maior valor do fator de capacidade do estado. Em fevereiro, o mesmo parque atingiu 54,9%.

“Nosso estado tem um histórico de protagonismo tanto na energia eólica, quanto na solar. Retomar a liderança nacional é motivo de orgulho. Os bons ventos da Bahia estão contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional. E a estimativa é que mais 176 parques entrem em operação, fazendo a Bahia ultrapassar 10 Gigawatts em potência instalada”, declara o secretário da pasta, José Nunes.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias