Bahia já registra oito mortes pelo vírus da gripe H3N2, sete delas em Salvador

redacao@aloalobahia.com

A Bahia já registrou 673 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e oito mortes ocasionadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) nesta terça-feira (28), 114 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização.

Foram registrados oito óbitos ocasionados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 7,1% entre os casos de SRAG hospitalizados. Dos óbitos, sete ocorreram em Salvador e um em Laje, no sudoeste do estado.

A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de seis óbitos. Os outros dois foram nas faixas de 60 a 69 anos (um óbito) e 70 a 79 anos (um óbito). Apenas um óbito não apresenta informações acerca da presença de comorbidades.

Monitoramento
O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.

Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão. As informações são da Sesab.

Foto: Nara Gentil/Jornal Correio. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias