Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas

redacao@aloalobahia.com

A Bahia completa nesta quinta-feira (19) dois anos de vacinação contra a Covid-19. No dia 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram os primeiros imunizados com a Coronavac e, desde então, mais de 35 milhões de doses das vacinas foram aplicadas em todo o estado.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes pela doença, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%.

“Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável”, analisa a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Apesar da comprovada eficácia da vacinação, mais de seis milhões de baianos e baianas estão com o esquema vacinal incompleto. “Nos próximos dias, nós teremos a Festa de Iemanjá e o Carnaval, que são festas populares que atraem milhares de pessoas. E o que eu venho hoje deixar como mensagem da saúde é: por favor, reforcem a vacinação. Temos mais de 6 milhões de baianos e baianas com o esquema vacinal incompleto. A pandemia não acabou. Precisamos reforçar a necessidade de concluir o esquema vacinal em prol da proteção de todos”, ressalta a titular da pasta.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias