2 Jun 2021
Avião desembarca no Brasil com 936 mil doses da vacina da Pfizer

Ao longo desta semana, a previsão da pasta é que 2,3 milhões de doses cheguem ao país, em um total de três voos. Até o final do mês, a estimativa é de que 12 milhões de doses da vacina cheguem ao país.
Avião desembarca no Brasil com 936 mil doses da vacina da Pfizer https://t.co/daVWaxrsXu pic.twitter.com/Eu11F7RKai
— Alô Alô Bahia (@AloAlo_Bahia) June 2, 2021
No dia 28 de maio, a Anvisa autorizou que as vacinas da Pfizer/BioNTech poderão ficar mais tempo dentro das salas de vacinação do SUS, após decisão sobre novas condições de conservação e armazenamento do imunizante no Brasil.
A partir de agora, a vacina poderá ficar até 31 dias refrigerado entre +2ºC e +8°C, que é a faixa de temperatura mais comum na rede pública de saúde dos municípios. Anteriormente, a orientação era de que os imunizantes da Pfizer fossem aplicadas em até cinco dias quando chegassem nas salas de vacinação.
A decisão atendeu a um pedido da farmacêutica, que apresentou à agência reguladora estudos que apontam que as doses podem ficar armazenadas em uma temperatura mais alta por um período maior.
O MS informou que o imunizante da Pfizer é diferente de outros insumos adquiridos e distribuídos no SUS e que os chamados ultrafreezers são os mais indicados para o armazenamento da vacina. Nesses equipamentos, as doses ficam guardadas entre -90ºC e -60ºC, o que permite que durem por seis meses.
As vacinas são armazenadas no Centro de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, nessas baixíssimas temperaturas assim que chegam ao Brasil e os estados estão recebendo o imunizante entre -20°C e -15°C, segundo a pasta. Com informações do Correio e agências.
Fotos: Divulgação/Ministério da Saúde. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.