Avenida Paulista completa 130 anos e ganha programação cultural

redacao@aloalobahia.com

A Avenida Paulista completa hoje (8) 130 anos. Para celebrar, as instituições culturais instaladas na região fazem um circuito de atrações que vai até domingo (12). Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista fica em uma das regiões mais elevadas de São Paulo, chamada de Espigão da Paulista.

Com quase três quilômetros de extensão, o polo econômico e cultural conta com sete grandes centros culturais e museus, entre eles a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, Museu de Artes de São Paulo e Serviço Social do Comércio.
 
Confira os principais destaques:
 
Instituto Moreira Salles Paulista


Palestra online com a mestre em estética e história da arte pela USP Andrea Ronqui. Para marcar os 130 anos da Avenida Paulista, o evento fala sobre a história de sua criação, as mudanças que a transformaram na avenida de hoje e alguns episódios importantes durante esse período. A transmissão acontece a partir das 18h, através do YouTube do IMS e Facebook do IMS.
 
Japan House

O Japan House promove um bingo infantil no domingo (12), nos horários de 11h, 14h30 e 16h30. As crianças terão a oportunidade de conhecer e se familiarizar com palavras, objetos e conceitos da cultura japonesa de forma lúdica e divertida.
 
Casa das Rosas

A Casa das Rosas promove no domingo (12), a partir das 10h, uma série de atividades educativas que convidam o público kids a se divertir e refletir sobre a Casa das Rosas e a história de São Paulo.
 
Itaú Cultural

De terça-feira a domingo, das 11h às 19h, o Itaú Cultural recebe a Ocupação Benjamim de Oliveira, uma exposição que mergulha no universo do circo no Brasil entre os séculos 19 e 20, a partir da história de Benjamim de Oliveira, que fortaleceu a introdução da linguagem teatral no circo, atuou em filmes e gravou discos. A mostra, que fica em cartaz até 27 de fevereiro, reúne cerca de 120 peças, entre jornais da época, fotografias, objetos circenses originais, livros, documentos e fonogramas.
 
 
Sesc Avenida Paulista
 
A performance Monumento virtual de luto traz ao Sesc Avenida Paulista uma chama eterna e ininterrupta em memória aos mortos, que permanecerá acesa durante um ano.
Horário: de terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30, até 25 de maio de 2022.
 
Centro Cultural Fiesp
 
O Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Era Uma Vez o Moderno”, que reúne diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte da implantação da arte moderna no Brasil. Com mais de 300 obras e documentos, a mostra faz o público revisitar três décadas dessa história e conhecer as produções dos autores e pensadores que participaram da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h, até 29 de maio de 2022.

 

NOTAS RECENTES