Autora de livros antirracistas, Luislinda Valois recebe prêmio de editora pelo Conjunto da Obra

A desembargadora aposentada Luislinda Valois, autora de livros como ‘O Negro no Século XXI’ e ‘Negros Pensadores do Brasil’, foi reconhecida por seu notório trabalho em favor do enriquemento da cultura nacional, em prêmio concedido pela Editora Mágico de Oz.

A Medalha Destaque Literário 2020 na categoria Conjunto da Obra, concedida no mês passado e recém-entregue à ex-ministra dos Direitos Humanos, também traz um certificado assinado pelo presidente da Mágico de Oz, Rogério Veiga, e pela editora Jessica Spinelli.

“Estou muito gratificada e feliz”, contou ela ao Alô Alô Bahia.
Luislinda-Valois-premio
Luislinda foi a primeira mulher negra do Brasil a exercer o cargo de juíza e a primeira a sentenciar, em 1993, tendo como base a Lei do Racismo no Brasil. Ela já foi homenageada e premiada em diversas esferas públicas e entidades no país e no exterior pelos projetos de inclusão e acesso à Justiça que desenvolveu nas comarcas pelas quais passou.

Recentemente, a desembargadora aposentada foi retirada da ‘Lista de Personalidades Negras’ da Fundação Palmares, a mando do atual presidente da entidade, Sérgio Camargo, que resolveu manter na lista apenas homenageados que já faleceram ou que não seguiam “ideologias de esquerda”. 

O ato que retira 27 notáveis (incluindo outros baianos como Gilberto Gil e Vovô do Ilê) da lista de homenageados foi encarado com bom humor por Luislinda.

“Senti-me mais uma vez homenageada com a desomenagem da Fundação Palmares. Quando fui homenageada na Palmares foi através da vibração do coração do povo, em reconhecimento ao meu eterno labor em favor da causa da negritude. Obrigada. Serei sempre grata! Aos demais desomenageados listados pela Palmares envio, do fundo do meu coração, a minha eterna solidariedade”, afirmou a desembargadora aposentada ao Alô Alô na ocasião.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias