Associação de Hotéis estima pico de 100% de ocupação no Carnaval de Salvador

redacao@aloalobahia.com

A expectativa é alta para a ocupação hoteleira em Salvador durante a retomada do carnaval este ano (após dois anos de restrições sanitárias, devido à pandemia), repetindo o sucesso obtido pelo setor no Réveillon 2023, quando os hotéis de lazer em frente ou próximos às praias tiveram taxas de ocupação entre 95% a 100%. Um dos principais motivos para a alta ocupação nesses hotéis no ano-novo foi o Festival Virada Salvador, que já se consolidou no calendário de eventos da cidade.
 
“Para o Carnaval, as expectativas são boas. A gente espera uma média de ocupação em torno de 95%, chegando a pico de 100% na média de ocupação em alguns dias da festa, sobretudo nos principais hotéis da cidade, então temos essa estimativa de que a cidade esteja completamente cheia no período”, afirma Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia (ABIH-BA).
 
Segundo ele, a procura para hospedagem no verão encontra-se bastante aquecida com taxas de ocupação semelhantes às observadas no verão de 2019, e o número de passageiros também vem crescendo substancialmente no aeroporto de Salvador. “Esperamos ter, na alta estação, período que vai de dezembro a fevereiro, pelo menos, a mesma taxa de ocupação do período pré-pandemia, com uma média em torno de 70%”, diz.
 
Se essa taxa se mantiver, a estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é que a receita turística gire em torno de R$5 bilhões. Além disso, a expectativa do órgão é de que a cidade receba aproximadamente 3 milhões de turistas no período que começou em dezembro do ano passado a março desse ano.
 
Apenas na última quarta-feira (18), 12.578 visitantes chegaram ao porto de Salvador em três navios de cruzeiro, e a estimativa é que outros 40 navios venham à capital baiana até abril com milhares de passageiros. Esse aquecimento do turismo na alta estação movimenta a economia da cidade e gera novos empregos para a população.
Hlem2qb.md.jpg
Planos – O fotógrafo Eduardo Araripe, de 36 anos, está contando os dias para desembarcar na capital e curtir o Carnaval com o esposo Guilherme Silva, de 32. “Estou muito ansioso, será a primeira vez que nós iremos curtir em Salvador. Eu sempre quis ir, mas nunca pude, então será a realização de um sonho duplo, pois o Guilherme é muito fã de Ivete Sangalo. Na pandemia, nós escutávamos a live dela e de Claudia Leitte e nos arrepiávamos dos pés à cabeça imaginando um dia poder sentir essa energia de perto”, conta.
 
Eduardo é cearense e atualmente mora na Irlanda com Guilherme, que é português. Os dois pretendem curtir um pouco de cada coisa no Carnaval: um dia no bloco, outro no camarote e o terceiro na pipoca. “Eu tenho certeza que vai ser muito mágico e que nós vamos adorar”, completa.
 
Quem também tem planos para um dia curtir o carnaval em Salvador é a bióloga Andréa Figueredo, de 50 anos, que veio a Salvador de navio na última quarta. “Faz parte dos meus planos, espero que se concretize. Nós gostamos muito daqui, as pessoas são simpáticas e nós somos sempre bem-recebidos. As pessoas estão sempre cantando e a estrutura da cidade é muito boa, o carnaval então deve ser fantástico”, diz.
HlemhYl.md.jpg
Reaquecimento – Para o ano de 2023, o setor hoteleiro espera um desempenho igual ou superior aos obtidos antes da pandemia, potencializado pelo turismo de negócios com a confirmação de inúmeros eventos na cidade. “Já tivemos muitos eventos no novo Centro de Convenções em 2022 e para esse ano de 2023 há mais de 60 eventos confirmados na cidade. Então a expectativa é muito boa, porque a gente volta a ter um turismo de negócios muito aquecido, que, juntamente com o turismo de lazer, esperamos que proporcione esse bom desempenho”, completa Lopes.
 
Segundo ele, um dos fatores que podem contribuir com a melhora dos índices de ocupação na cidade é a redução do preço das passagens aéreas, que atualmente está bastante elevado, além da retomada dos voos nacionais e principalmente internacionais vindos dos principais polos emissores, como Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai.
 
Fotos: Bruno Concha/Secom e Jefferson Peixoto/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias