Artistas de todo o país se unem em homenagem a Walter Smetak

O músico, pesquisador e professor suíço Walter Smetak será homenageado por artistas da Bahia e de outros estados do Brasil através do projeto “Poética de Smetak”, um site que vai reunir 60 poemas inéditos do suíço naturalizado brasileiro, que viveu na Bahia entre 1957 até a sua morte, em 1984. 

Os textos vão ganhar vídeos e áudios narrados por artistas como Adriana Calcanhotto, Carlinhos Brown, Rebeca Matta, Russo Passapusso, Nancy Viegas, Robson Poeta du Rap e João Carlos Victor; o poeta James Martins; os escritores Edson Migracielo e Emmanuel Mirdad; o ator Oswaldo Rosa e a cineasta Ceci Alves. Jornalista e neta de Smetak, Jéssica Smetak também participa da homenagem.

Conhecido por sua experimentação e criação de processos inovadores na música brasileira, as poesias nunca publicadas do músico vão inspirar também a criação de músicas instrumentais inéditas. Participam desse processo de composição os músicos Jaques Morelenbaum, Vladimir Bomfim, Marco Scarassatti, Chico Gomes, além dos curadores do projeto, Tuzé de Abreu, Uibitu Smetak e Ícaro Smetak, estes dois últimos também professores e neto e filho do músico, respectivamente. 

O lançamento ocorrerá em uma live no YouTube que acontece no dia 30, às 19h. Bárbara Smetak, filha e responsável legal pela salvaguarda do acervo, que assina a consultoria técnica do projeto, e Elaine Hazin, diretora-geral do Poética de Smetak, participam do evento, assim como o trio de curadores, que foi o responsável pela seleção dos poemas que ficarão disponíveis no site.  O projeto é realizado pela Somos Comunicação, com co-realização da Via Press Comunicação.

As poesias fazem parte de originais de livros inéditos, nunca publicados pelo autor. São eles A Aleatória, Mônada, e Canções - Para Crianças Grandes e Adultos Pequenos. Poética de Smetak tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias