Arte: Fotógrafo Bruno Ribeiro se destaca também como artista visual

O fotógrafo e artista visual Bruno Ribeiro começou a dar os primeiros passos profissionais há cerca de 30 anos e construiu um consistente trabalho autoral pautado pela união da estética com a arte.

Com uma bem-sucedida carreira na publicidade, tornou-se fotógrafo de arte celebrado, realizando exposições individuais e coletivas pelo Brasil, América do Sul e Estados Unidos, e publicando seu trabalho em livros de arte. Durante 5 anos, inclusive, expôs seu trabalho nos painéis gigantes do Salvador Shopping.

Em 2016, integrou o selecionado time de artistas que fazem parte do acervo permanente do Museu da Fotografia Baiana: o Espaço Pierre Verger. 

Foi aí que iniciou sua transição para outras manifestações artísticas, primeiro criando interferências em fotografias com tinta e colagens, até se dedicar à tridimensionalidade das esculturas. 

É dele a celebrada série Gold Line, composta pelas Árvores da Prosperidade e pelo Infinito, criados a partir de uma técnica que desenvolveu usando alumínio e resina epóxi. As obras, inspiradas na cultura hindu, reverenciam a Idade do Ouro, quando, nas relações humanas, a transparência se fazia presente, a clareza, podia-se ver as raízes, a essência. O dourado representava riqueza e prosperidade. O trabalho traz uma perfeita união entre a forma estética e o significado. “São obras que falam sobre conectividade e que afirmam que nossa maior riqueza está nas boas relações e na paz de espírito”, afirma Bruno.

Foto-para-meioNa pandemia, as peças da série Gold Line tornaram-se uma espécie de símbolo de esperança que hoje figuram em residências de todo o país. “É notável que neste momento, em que as pessoas se voltaram mais para dentro de casa, estas obras despertam ainda mais encantamento, principalmente a Árvore da Prosperidade, que traz a transparência em suas raízes”, avalia.
 

Recentemente, Bruno passou a assinar também esculturas de parede que, com suas formas fluidas e elegantes, se tornaram protagonistas de diversos ambiente.

Na novela - O belo trabalho do artista  tem tido uma aceitação tão boa que, tanto uma de suas Árvores da Prosperidade quanto uma das esculturas de parede, foram selecionadas para fazer parte da cenografia de Verdades Secretas 2, continuação da novela escrita por Walcyr Carrasco em 2015 e que venceu o Emmy Internacional. Dirigida por Amora Mautner, a produção será um dos destaques do catálogo do Globoplay nos próximos meses.

Foto-para-final
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias