Apresentadora da TV Bahia, Luana Assiz explica e canta a força de Iemanjá. Vem ver!

A jornalista Luana Assiz, apresentadora do Bahia Meio Dia e outros programas da TV Bahia, também é uma artista e tanto! Cantora e compositora, a jovem dá um show de conhecimento num vídeo sobre a força da Rainha das Águas, Iemanjá, por ocasião deste 2 de fevereiro. 

"Iemanjá é uma iabá, ou seja, uma orixá feminina que começou a ser cultuada por uma nação Iorubá onde hoje fica a Nigéria, e esse culto começou no Rio Iemonjá, mas aqui no Brasil ela passou ser conhecida como orixá do mar. E a saudação a ela faz esse sentido: Odoyá, mãe do rio; e Eruyá, que faz uma menção à espuma que se forma no encontro das águas do rio com as águas do mar", explica ela à colega Lorena Dias, também cantora, numa gravação feita nas pedras da Praia da Paciência, no Rio Vermelho. 

"Ela cuida do nosso orí, da nossa cabeça, e ela tem esse sentido da força e da potência. E no espelho de Iemanjá, assim com no espelho de todas as iabás, eles ficam voltados para quem olha para Iemanjá. Por isso, quando a gente olha pra ela, a gente olha pra a gente mesmo. Por isso a gente reconhece essa força e essa potência em nós mesmos", complementa Luana, antes de iniciar a performance de 'Oferenda coletiva para Yemanjá' ao lado de Lorena e de Sérgio Brito, que você assiste abaixo.
 

Foto: Reprodução/Instragram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES