Aprenda 5 cuidados essenciais com a pele durante o Verão

redacao@aloalobahia.com

Todo mundo já sabe que no Verão, o melhor amigo da pele é o protetor solar. Mas, com o aumento da radiação e das atividades ao ar livre, é importante investir ainda mais na proteção da pele, tanto do rosto, quanto do corpo, para evitar uma série de problemas de saúde. Nesse processo, o protetor solar é realmente o principal, mas há outras ferramentas importantes. 

A coordenadora do curso de Estética da UNINASSAU, Daniella Gomes, explica a importância de redobrar os cuidados com a pele nesta época do ano. “Quando se cuida corretamente da pele, é possível evitar o envelhecimento cutâneo acelerado ou precoce da pele”, explica. 

Mas a exposição à luz solar pode levar a problemas não apenas estéticos. Além do risco de câncer de pele, pode haver prejuízo da visão ou desenvolvimento de doenças graves, como pterígio, catarata e degenerações na retina. Esse efeito é cumulativo e muitas vezes demora a ser percebido; por isso, é essencial proteger bem a região dos olhos.

Veja quatro dicas essenciais que podem auxiliar na proteção e cuidado com a pele durante a estação de temperaturas mais altas. Confira abaixo:

1. Acessórios

Na hora da exposição ao sol, é importante não esquecer em casa o chapéu e o óculos de sol. Esses acessórios são grandes aliados que ajudam a impedir que os raios solares atinjam diretamente a pele e os olhos. Roupas leves e com proteção a radiação UV também podem ajudar.

Vale destacar que a escolha dos óculos de Sol vai muito além de modelo, gosto ou estilo. Quando falamos de fotoproteção, o primeiro aspecto a ser considerado é a qualidade. Para que os óculos ofereçam de fato proteção, não basta que suas lentes sejam escuras, elas precisam bloquear a radiação ultravioleta (UV) do Sol.

É impossível saber, só de olhar para as lentes, se elas oferecem ou não o nível de proteção adequado. Por isso, quando for comprar seus óculos, dê preferência para óticas e marcas de confiança. Os óculos devem vir com um certificado ou selo informando sobre a proteção.

E se você ainda tiver dúvidas, é possível levar os óculos ao seu oftalmologista para que ele possa verificar, em um aparelho chamado lensômetro, se as lentes de fato bloqueiam os raios UV.

2. Ingestão de água 

Esse cuidado deve ser tomado durante todas as estações, mas com certeza, durante o Verão deve ser redobrado. A ideia é, quanto mais exposição ao sol, mais ingestão de água. E vale não esperar sentir sede. É importante beber água sempre!

3. Evitar banhos quentes

No Verão, é importante evitar banhos quentes, pois eles podem ser bastantes danosos à pele. O ideal é optar por banhos mais frios que agridem menos a pele do corpo, do rosto e também o cabelo.

4. Protetor solar

Esse é indispensável sempre, mas seu uso deve ser redobrado no Verão já que é nesta estação que os níveis de radiação solar aumentam. E, apesar de não existir fator certo (toda proteção é bem-vinda), o mais correto é usar FPS 30, sempre reaplicando o produto durante o dia. 

5. Hidratante 

Aliado ao uso do protetor, o hidratante faz muito bem a pele e evita o ressecamento característico da estação. É importante dar atenção as regiões do corpo que ressecam com mais facilidade, como joelhos e cotovelos.

Fotos: (Divulgação). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias