Anvisa derruba obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos

redacao@aloalobahia.com

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (1º) que não é mais obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil.  A decisão - que só irá valer vale a partir da publicação da norma no DOU (Diário Oficial da União) - foi tomada durante reunião extraordinária da Diretoria Colegiada do órgão regulador. Com isso, o uso de máscara passará a ser só facultativo aos passageiros

As máscaras foram utilizadas como uma das formas de proteção contra o coronavírus entre 2020 e agosto de 2022, quando a medida foi suspensa. Em novembro, a obrigatoriedade havia sido retomada devido ao aumento no número de casos da doença.

A diretoria da agência – o relator, Daniel Pereira, e os diretores Alex Machado, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e Antônio Barra Torres – foi unânime ao votar pela retirada da regra.

Segundo Daniel Pereira, o cenário epidemiológico atual, com a redução no número de internações e novos casos de Covid, permite que a medida sanitária seja atualizada. Em seu voto, o diretor Alex Campos reforçou que as máscaras continuam sendo importantes no combate à pandemia e que elas seguem sendo recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) havia feito o pedido à Anvisa para que o uso obrigatório de máscaras fosse suspenso. O CFM se baseou em uma revisão de estudos internacionais publicada na “Cochrane Library”, cuja principal conclusão é de que a proteção facial não teria impacto significativo.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias