Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V por mais sete estados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu, nesta terça-feira (15), autorização para importação excepcional da vacina Sputnik V para mais sete estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Assim como deliberado no dia 4 de junho, a nova importação aprovada também deverá ser realizada sob condições controladas, com responsabilidades e condicionantes específicas.

As principais regras preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina e e o quantitativo autorizado é limitado para a vacinação de 1% da população de cada um dos estados para facilitar o monitoramento e ação imediata da Agência, caso necessário. O Rio Grande do Norte e o Mato Grosso receberão 71 mil doses cada; Rondônia receberá 36 mil doses; Pará vai receber 174 mil doses; Amapá recebe 17 mil doses; Paraíba recebrá 81 mil doses; e Goiás irá receber 142 mil doses.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES