Anvisa aprova primeira vacina de uso amplo contra a dengue no Brasil

redacao@aloalobahia.com

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma, apresentou uma eficácia geral de 80,2%, além de 90,4% de proteção contra hospitalizações pela doença 18 meses após a vacinação, e é indicado para população entre 4 e 60 anos. A aplicação acontece em esquema de duas doses, com intervalo de três meses.

“A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina”, justificou a Anvisa ao anunciar a aprovação.

O imunizante Qdenga é o segundo contra a doença a receber registro no Brasil, mas o primeiro que poderá realmente mudar o curso das epidemias da doença. Isso porque a primeira vacina, do laboratório Sanofi Pasteur e aprovada no País em 2015, pode ser aplicada somente no público de 9 a 45 anos e é recomendada apenas para quem já contraiu algum sorotipo da dengue, já que aumenta a ocorrência da forma grave da doença em pessoas nunca antes infectadas pelo vírus. 

Foto: Smith Collection/Getty Images. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias