Ambiente assinado por Fernanda e Bruna Milcent é um dos destaques da Casas Conceito 2022; confira

redacao@aloalobahia.com

Para sua participação na Casas Conceito 2022Fernanda e Bruna Milcent, mãe e filha à frente do escritório Milcent Arquitetura, criaram um ambiente de 77 metros quadrados que convida a novas experiências, centradas no bem-estar e no acolher, pensado para receber a família e os amigos com conforto, personalidade e sofisticação. Assim é o Refúgio Vivere, espaço que unifica os conceitos de conviver e celebrar.
QG6Gb2.md.jpg
“Logo que entramos no espaço da mostra, fomos captadas pela curiosidade de saber o que havia por traz daquele reboco pintado de verde. Nossa intuição já nos sinalizava para a possibilidade de se tratar de uma alvenaria típica de canjica, estruturada em pórticos, muito comuns às edificações do século passado”, revela Fernanda. “Com as prospecções, nosso palpite foi confirmado e assim foi surgindo o Living Vivere, resgatando a história do casarão, aflorando as marcas do tempo e de suas intervenções”, diz.
QGiByv.md.jpg
“O living pedia essa verdade, o amplo pé direito, a beleza da cadência dos pórticos e a cor intensa do barro, e nós seguimos nessa linha. Para criar um contraponto, dentro da linguagem do escritório, trouxemos a contemporaneidade no mobiliário, nas artes, na iluminação de efeito cênico”, explica a arquiteta sobre o ambiente, que integra a mostra de decoração localizada no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.
QGsJRf.md.jpg
O espaço foi setorizado em três áreas interligadas: o estar para “o convívio pela prosa”, o jantar/bar para o “convívio pela comida”, e o cantinho das artes, para “estimular uma área mais introspectiva para a leitura e contemplação”. “Nesse conceito de abraçar a vida, o jantar pede novas funções e assim projetamos o mobiliário planejado para abrigar a cristaleira, mas também revelar um bar, área de preparo de drinks, adega, cervejeira e acolher a estante repleta de livros e obras de arte”, continua Bruna.
QGLH11.md.jpg
Assim, com a praticidade do uso e comodidade em ter tudo no lugar certo, aliado a uma iluminação pensada nesses detalhes, o ambiente pode ser alterado com facilidade para abrigar as diversas camadas do morar.
 
Cartela de cores
 
As profissionais escolheram uma base neutra, composta com peças de cor, bem característicos dos seus trabalhos, iniciando pela escolha do azul, que tem uma presença bem marcante na mesa de jantar, com tampo em pedra natural lazuli da Pavimenti, e segue nas poltronas do HomeDesign e nas linhas do tapete que desenharam junto com a Punto e Filo, especialmente fornecido para o espaço pela Única.
QGQKF9.md.jpg
“Gostamos muito de usar a cor para criar ambientes com personalidade e aqui, o contraponto do azul com o barro das paredes foi a nossa escolha de trabalho. Seguimos nas variações dessas cores pelo mobiliário, tapetes, cortinas e preparamos o cenário para a explosão de cores das obras de arte”, diz Bruna. “Nessa linha, estamos usando no piso madeira natural em escama de peixe da We Do pisos”.
QGZ0Je.md.jpg
Entre as novidades trazidas pela dupla para o projeto está o módulo bar da Dell Anno, que possui portas escamoteáveis, revestidas em couro; além do novo mobiliário de Jader Almeida, o sofá Met, as poltronas Dune, uma chuva de luminárias Mash, que tem revenda exclusiva em Salvador pela Omni Light, uma grande parceira do ambiente. As Poltronas Celas, que são lançamento da +55 Design, oferecem um leve balanço. “Além disso, contamos com a parceria da Home Design, que nos permitiu trazer o lançamento da designer Roberta Banqueri, o sofá Oca, para o nosso espaço”, destaca Fernanda.
 
Arte em destaque
 
A arte também ganhou protagonismo no projeto. “Contamos com a curadoria especializada de Eva, da PenaCal Galeria e conseguimos reunir um grande time de artistas. Temos obras de Maria Kruschewsky com a beleza e riqueza do preto e branco, uma escultura e uma cerâmica de Vik Muniz, mostrando outras faces desse artista incrível menos conhecidas do público”, explica a profissional.
 
“O grande destaque que temos esse ano é uma obra de proporções bem generosas, pintada especialmente para nosso espaço por Fatima Tosca, intitulada ‘Possíveis Jardins Porque Necessários’, que traz uma explosão de cor e vida para o ambiente e ficará na memória de todos”, diz Bruna.
 
Agradecimentos
 
“Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros e à organização das Casas Conceito que acreditaram no projeto e tornaram possível a realização da mostra. Agradecimento especial à We Do Pisos, Home Design Moveis, Bizancio Casa, La na Varanda, Dell Anno, Pavimenti, Omni Light Bahia, Uniflex Única, Automi Automação, Empório das Flores, Pena Cal Galeria, Transparence vidros, Cebrace Vidros, D'Cores Tintas, BLK Construções, Florando Paisagismo, Punto e Filo, Koa Studio e Forte Decor”, finaliza a dupla.
 
Fotos: Xico Diniz / Dupla: Lucas Assis. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias