Aluno de Cinema da UFRB fica em terceiro lugar em mostra de Cannes

redacao@aloalobahia.com

Estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Rodrigo Ribeyro conquistou o terceiro lugar da Cinéfoundation, mostra competitiva reservada a estudantes no Festival de Cannes, com o curta-metragem 'Cantareira'. Na produção, ele é responsável pelo roteiro, direção, montagem e até desenho de som da obra.

O futuro cineasta estava entre os 17 finalistas, dentro de um universo de 1.835 inscritos integrados a 490 escolas de cinema. O curta foi produzido como trabalho de conclusão de curso da Academia Internacional de Cinema.

“Primeiro, parabenizo a equipe e o elenco pelo feito. Só a coletividade torna isso possível. Fico muito feliz com esse terceiro lugar na Cinéfondation aqui em Cannes. A representatividade desse prêmio é o que mais importa, principalmente em se tratando de uma competição entre filmes majoritariamente europeus ou oriundos de outros países desenvolvidos", comemorou Ribeyro.



Em 23 minutos de duração, 'Cantareira' mostra a história de Bento e Sylvio, neto e avô, ambos com raízes profundas na Serra da Cantareira - área reservada da Mata Atlântica na cidade de São Paulo -, mas em momentos diferentes de vida. Bento, trabalhador e morador do centro de São Paulo, decide voltar ao lugar onde cresceu, a casa do avô Silvio, buscando, além do sossego, um emprego. A partir da trama, o filme cria uma contraposição entre o meio rural e a metrópole. 

"Eu não estava esperando por isso. Eu acho que… fazendo cinema no Brasil, nós às vezes nos tornamos repetitivos, cineastas brasileiros, porque é meio difícil fazer cinema lá. Nós somos mal tratados pelo governo, pelas instituições de uma forma geral. Então às vezes nós nos desacreditamos mas eu realmente quero que esse prêmio empodere cada brasileiro que faz cinema", disse Ribeyro em seu discurso ao receber a premiação. Confira na íntegra.
 

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias