Alô Alô Bahia apresenta o Chateaux Ipiranga, o pedacinho da Europa em Salvador

Para quem procura momentos únicos de conforto, o Chateaux Ipiranga é um elegante endereço em Salvador. Um pedaço da Europa na Bahia. Ao entrar, o visitante é instantaneamente transportado há outros tempos, precisamente a corte de Louis XV. Com uma decoração e estrutura primorosas e de muito requinte, os 183 m² da residência são capazes de proporcionar inesquecíveis momentos de luxo e conforto, oferecendo ainda vista para o mar.

 Projetado e planejado por conceituados profissionais de arquitetura e design do mercado brasileiro e belga, o imóvel levou quatro anos para ser totalmente adaptado e remodelado. Cem por cento dos móveis e objetos de decoração foram importados e coletados de antiquários e feiras do ramo, em diversos países da Europa, revelando uma decoração no mais tradicional estilo das residências reais europeias.


 Mas a maior inspiração para todo o cenário do local foi a época do reinado de Louis XV e o Châteaux de Versailles. Considerado um dos maiores palácios do mundo, é o símbolo da Monarquia Francesa do século XVIII. O Estilo Louis XV é um dos modelos estéticos franceses de maior impacto no ramo de decoração de interiores e mobiliário, com influências do rococó, motivos ornamentais e predominância de tons pastéis. Ao entrar no apartamento, é possível viver e sentir um pouco de como era e são os interiores dos palácios europeus.  A localização é privilegiada, na colina do Morro Ipiranga e uma vista de quase 360 graus em todo o apartamento, que, de alguns ângulos, como os da mesa de jantar e da sala de estar, se vê somente mar e céu. 


O imóvel guarda também detalhes que impressionam. Apesar do estilo monárquico, ele é totalmente equipado com eletrodomésticos de última geração, climatizado e com banheiros “inteligentes”. Possui sonorização embutida em quase todos os ambientes, com sete aparelhos de TV, incluindo o banheiro da suíte Master. 


A Suíte Master possui a vista mais encantadora do apartamento, com toda a orla marítima da Barra e o seu Farol ao fundo, a entrada da Baía de Todos os Santos e o pôr do sol. De lá se ver também a Ilha de Itaparica de uma extremidade até a outra. A Suíte foi integrada à varanda e possui sistema reiki, de vidros com película anti-calor, toda projetada ainda com sistema de acústica nas paredes e piso. Possui TV, DVD e sistema de som embutidos, Home Teather, ar-condicionado e frigobar.

Móveis de antiquários portugueses, arandelas parisiense, papel de parede belga, cama Super King Size com colchões de mola, dão ainda mais beleza e conforto ao quarto. No banheiro da suíte Master, existe uma cabine de banho com diversos jatos de massagem, sauna, assentos, música e luz ambiente. Os vasos sanitários de todo apartamento são ' inteligentes', possuem temperatura reguláveis, jatos de limpeza para eliminar o uso do papel higiênico, luz interna para uso noturno, tampa reclináveis, descarga automática e sistema de ventilação para retirada de odores. Tudo pode ser monitorado por controle remoto, e foi pensado e projetado para proteger o meio ambiente.


 Estilo, decoração e conforto são os temas principais desta experiência. Importados, todos os móveis são de madeiras nobres como pau D’arco, Carvalho e Pau Rosa, com aplicações em bronze e placas de diversos tipos de mármore. O rococó decora com muito charme e elegância todo o imóvel, com mármore marrom imperador e uma rara pedra portuguesa, cuja jazida extinguiu-se. Os papéis de parede, também vindos da Europa, têm textura aveludada que revela lindas estampas clássicas quando levemente iluminados. Os belos tecidos das almofadas são os mesmos das cadeiras poltronas e das cortinas.


 Para o jantar, foi projetada uma sala no local da varanda principal, com vista para o mar. A mesa, de grife italiana Reflex Desugno, foi disposta ali pela beleza dos seus pés de vidro, que deixam a atenção se voltar às cadeiras, da Ehalt French Origin, com madeira nobre e acabamento com detalhes em bronze e curvas.  A sala/varanda abriga também  coleções de taças e garrafas de cristais de grifes como Baccarrat, Lalique, Saint Louis e Val Saint Lambert, e uma adega, que ocupa um espaço discreto, mas guarda raridades de vinícolas dos quatro cantos do mundo.


 O apartamento tem o piso todo em mármore branco, selecionados com exclusividade e extraídos de uma única pedra, evitando a variação das tonalidades e veias. Nele, os tapetes de seda persa com arabescos se apoiam e dão ainda mais charme e conforto ao ambiente. Ao entrar, se percebe o almofadado e todo aconchego trazidos pela tapeçaria da residência. O ambiente principal ainda revela uma alusão à Sala dos Espelhos, do Palácio de Versailles. Posicionados um de frente para o outro, dois espelhos, um no hall de entrada e outro na sala de estar – que na verdade é uma TV espelho – intriga com o efeito infinito da imagem de diversos lustres de cristal que lembram o famoso Salão do Palácio.


 A cozinha, projetada pela grife paulista Kitchens, abriga placas de mármore marrom imperador e uma coifa, disfarçada de lustre de cristal. Os lustres de cristal belga Val Saint Lambert da sala de estar e do quarto de hóspedes são de iluminação reguláveis. Todas as luminárias têm formato de diamante e também faz parte da decoração, assim como a lareira em mármore branco italiano de Carrara, uma famosa região de mármores. Esta peça é uma raridade instalada no apartamento.


Obras de Arte foram dispostas pelas paredes de todo imóvel. Quadros com damas e seus vestidos avantajados, paisagens bucólicas europeias e brasões de famílias dividem a atenção com a obra prima de destaque, um grande quadro belga original do século XIV. 


Pode-se dizer que o Chateaux Ipiranga é uma preciosidade do mercado imobiliário de Salvador. É o encontro entre mundos tão distintos e fascinantes: por dentro, a Europa dos séculos XVIII e XIV, com toda a representação do mais alto luxo das realezas, os encantos e preciosidades da decoração Louis XV, e a delicadeza de cada pequeno detalhe e das matérias primas. Do lado de fora, o clima tropical, agradável, do Brasil, e a beleza natural autenticamente brasileira, a paisagem baiana, com uma visão incomparável para o mar de águas mornas da praia da Barra, um dos mais conhecidos cartões postais do país.



Fotos: Divulgação. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias