Alinhamento de 5 planetas com a Lua pode ser visto nesta terça-feira (28) a olho nu

redacao@aloalobahia.com

Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e a Lua se alinham em um arco no céu nesta semana, com alguns visíveis a olho nu. Porém, o melhor dia para apreciar o fenômeno será nesta terça-feira (28), informou Bill Cooke, astrônomo da Nasa, a agência espacial americana, à emissora NBC News.

O alinhamento costuma ser chamado de "desfile planetário" e é visível após o pôr do sol. O fenômeno pode ser visto de qualquer lugar da Terra, desde que você tenha um céu claro e uma boa visão do horizonte a oeste.

Vênus será um dos pontos mais brilhantes do céu, e Marte estará perto da Lua com um tom avermelhado. "A olho nu, mesmo de uma cidade com luzes, Júpiter, Vênus, a Lua e Marte devem ser facilmente visíveis. Urano deve ser visível com um telescópio de tamanho médio, e Mercúrio é um desafio adicional para os muito determinados", disse o astrônomo Jake Foster do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra.

No verão passado, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se alinharam em uma rara conjunção planetária. Tais alinhamentos são muito particulares da nossa perspectiva da Terra. A melhor chance de localizar os planetas é longe das luzes brilhantes da cidade, em algum lugar com uma visão clara e desobstruída.

Acompanhe o Alô Alô Bahia no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@AloAlo_Bahia) e TikTok (@aloalobahia). Siga o Alô Alô Bahia no (Google News) e receba alertas de seus assuntos favoritos. Foto: Getty Images/via BBC.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias