22 Sep 2022
Alessandra Leão é a 10ª atração do 6º Festival Radioca

“ACESA” foi produzido e arranjado pela própria Alessandra junto ao produtor musical Caê Rolfsen. O disco toma como principal inspiração o coco e a ciranda (ritmos tradicionais de Pernambuco e Paraíba), partindo de uma formação percussiva, com uma cama de sintetizadores e programações, pensadas a partir da linguagem de sopros tocados nas cirandas e em maracatu de baque solto. Essa formação e referências resultam numa sonoridade única. O show é também um convite ao estado de presença, sem fronteiras entre poesia, música e dança, entre fé e festa, entre corpo e cidade: faísca para acender o fogo.
Com nove obras lançadas, indicações ao Grammy Latino, ao Prêmio da Música Brasileira e ao WME, além de ter recebido o Prêmio Grão de Música pelo conjunto da sua obra, Alessandra Leão começou na música como uma das integrantes-fundadoras da banda Comadre Fulorzinha, ao lado de musicistas como Karina Buhr e Isaar, no final da década de 1990, em meio à efervescência do movimento Mangue Beat.
Em 2006, iniciou sua carreira solo com o CD “Brinquedo de Tambor”, seguido de “Dois Cordões” (2009) e “Macumbas e Catimbós” (2019). Também faz parte de sua discografia a trilogia “Língua”, composta pelos EPs “Pedra de Sal” (2014), “Aço” (2015) e “Língua” (2015) e os projetos “Folia de Santo” (2008) e “Guerreiras – Trilha Sonora Original” (2010). Atuou ao lado de importantes músicos e compôs com parceiros como Chico César, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Juliano Holanda, Caçapa, Lívia Mattos, Siba, Arthur de Faria e Dani Nega. É também curimbeira da Casa de Umbanda Pai João da Ronda – Terreiro Recanto Quiguiriçá.