Alerta de tsunami é emitido para Costa Oeste dos EUA após erupção de vulcão no Pacífico

Alertas de tsunami foram emitidos na manhã deste sábado (15) para a Costa Oeste dos Estados Unidos após a erupção de um vulcão nas ilhas Tonga, no dia anterior. De acordo com o Serviço Nacional do Clima americano, o Havaí foi afetado por "inundações menores". A orientação do órgão federal foi para que as pessoas saíssem das praias, portos e marinas ao longo da costa da Califórnia até o Alasca. São previstas ondas de até 60 centímetros, fortes correntes e inundações costeiras.

O arquipélago do reino de Tonga, no Pacífico Sul, foi o primeiro a ser atingido pelas onda provocadas pelo tsunami, após a erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital do reino, Nuku’alofa. A explosão violenta enviou uma nuvem de cinzas e vapor de gás para o ar e as ondas atingiram a costa. Além do alerta para tsunami, os Serviços Meteorológicos de Tonga emitiram avisos de chuvas fortes, inundações repentinas e ventos fortes em terras e águas costeiras.

A ilha vizinha de Fiji também emitiu um aviso público pedindo às pessoas que vivem em áreas costeiras baixas que “se movam para a segurança em antecipação às fortes correntes e ondas perigosas”. Alertas de tsunami também foram emitidos para a Ilha Norte da Nova Zelândia e a Colúmbia Britânica do Canadá.

 Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES