Agenda Bahia discute soluções sustentáveis para as cidades nesta quarta (30)

O Fórum Agenda Bahia 2017 discute o destino de metrópoles como Salvador nesta quarta (30). A partir do tema Tempos de Mudança, a oitava edição do evento transformou o auditório da Fieb, no Stiep, em um espaço para debates até às 18h. Infraestrutura, sustentabilidade, turismo e moradia estão na pauta das palestras, oficinas e painéis. A ideia, ao fim dos encontros, é chegar à ideias e soluções que transformem os grandes centros para melhor. 

O coordenador acadêmico do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade colombiana EAFIT, Carlos Cadena Gaitán, fez a palestra “Medellín: lições de um ecossistema de transformação coletiva”. O estudioso mostrou como se deu o processo de transformação da segunda cidade mais populosa da Colômbia, que saiu do quadro de extrema violência e se tornou um exemplo em inovação. Depois foi a vez da diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke, falar sobre “A mobilidade e o futuro das cidades”. 

Sustentabilidade foi o mote para o sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral, Mateus Mendonça, abordar o tema “Experiência compartilhada: Ações inovadoras em sistemas de coleta seletiva, reciclagem inclusiva e engajamento cidadão”. A comentarista da GloboNews e colunista do jornal O Globo, Flávia Oliveira, conversou com os especialistas em talk shows sobre o tema “Em que cidade queremos viver?”.

Pela tarde, acontecem dois painéis. O Painel A é “Cidades Inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios”, com Paulo Bicalho, Renelson Sampaio e moderação de Flávio Marinho, do SENAI CIMATEC. Já o Painel B, “Cultura da Vizinhança: a mudança começa na sua rua”, tem Mario Amici, da Associação dos Amigos pelo Itaigara (Apita); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; Lila Lopes, presidente do Instituto Iris; e Lívia Suarez, uma das criadoras do La Frida, projeto de cicloativistas negras que unem empreendedorismo e arte de rua. Também serão realizadas duas oficinas.

O Agenda Bahia 2017 é uma realização do Jornal CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita. O último encontro será em 27 de setembro, quando o evento buscará respostas para a pergunta: “Como novas conexões podem mudar seus dias?”. Confira a programação de palestras no agendabahiacorreio.com.br/conexões.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias