ACM Neto fala sobre reconstrução e polêmica envolvendo o Monumento à Cidade do Salvador

Se passou pouco mais de sete meses desde que o Monumento à Cidade do Salvador, de Mário Cravo Júnior, foi destruído por um incêndio. À época, o prefeito ACM Neto se comprometeu a reconstruir a escultura. Entretanto, um dos filhos do artista pede R$1 milhão para permitir a reconstrução, o que estagnou os planos da prefeitura.

Nesta quinta-feira (30), questionado pelo fotógrafo Carlos Santiago (@myphantomtoy), ACM Neto comentou o impasse entre a gestão municipal e a família do artista: “Houve uma divergência interna na família de Mário Cravo sobre a reconstrução. Uma parte da família concordava em ceder os projetos originais à prefeitura e uma outra parte quis cobrar um valor milionário totalmente fora da realidade do que a Prefeitura pode pagar. Estou tentando fazer que o monumento seja reconstruído como o monumento original, feito por Mário Cravo. Caso a gente não sinta segurança jurídica pela falta de entendimento com a família, infelizmente, nós vamos fazer um concurso público para a seleção de um projeto e a implantação de um novo monumento naquele espaço”, afirmou o prefeito.  

Em entrevista ao CORREIO, Otávio Cravo, que é filho do artista, contou que quase todos os herdeiros de Mario Cravo permitiram a reconstrução do monumento original sem cobrar pelos direitos da obra, entretanto, dois membros da família não são favoráveis ao acordo. Um deles, Ivan Cravo, que é irmão de Otávio, entrou com uma notificação extrajudicial em janeiro de 2020 pedindo R$1 milhão pelos direitos autorais da obra do pai.
 

Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias