10 Aug 2020

Aniversário de Jorge Amado - escritor baiano completaria 108 anos

Aniversário de Jorge Amado - escritor baiano completaria 108 anos Considerado um dos principais escritores brasileiros, o baiano Jorge Amado completaria, nesta segunda-feira (10), 108 anos de idade. Natural de Itabuna, no sul do estado, publicou seu primeiro romance, O país do Carnaval, em 1931. Entre as suas principais obras estão clássicos como Capitães de Areia, Mar Morto, Gabriela Cravo e Canela, Dona Flor e seus dois maridos, Tieta do Agreste, entre outros.

Ao longo de sua trajetória, Jorge foi eleito para a cadeira de número 23 da Academia Brasileira de Letras, que tem José de Alencar como patrono, e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles Stalin da Paz, Jabuti, Luis de Camões e muito mais.

Ainda em vida, ajudou a criar, ao lado da sua companheira Zélia Gattai, a Fundação Casa Jorge Amado, em Salvador. Inaugurada em 7 de março de 1987, o equipamento abriga um rico acervo sobre a vida do escritor, incluindo fotografias, cartazes, objetos, além de edições de seus livros.