02 Set 2012

Diana, a Princesa de Gales

Diana Frances Spencer foi o grande ícone da beleza, da moda e do estilo britânico no final do século XX. A partir do momento em que o Palácio de Buckingham anunciou, em fevereiro de 1981, o noivado de Charles Philip Arthur George, Príncipe de Gales, filho de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, com Lady Diana Spencer, filha do oitavo Conde Spencer, os olhares do mundo voltaram-se para ela.

E foi assim que a nobre, de recém-completados 20 anos de idade, adentrou na Catedral de Saint Paul, em Londres, na manhã de 29 de julho de 1981 para casar-se com o herdeiro do trono do Reino Unido, um dos países do G7. Como seria previsível os súditos preparam uma grande festa, presenciada pelas famílias reais e autoridades do mundo inteiro no que a imprensa chamou de O Casamento do Século. No Brasil as bodas foram transmitidas ao vivo pela TV Globo a partir das 6 h da manhã, com altos índices de audiência. Perguntem à Cristina Franco, que adotou a Bahia como moradia, como foi a cerimônia. Ela estava lá.

O casal teve dois filhos: William Arthur Philip Louis, nascido em 1982, e Henry Charles Albert David, nascido em 1984.

Quase dez anos após o enlace matrimonial, o Príncipe e a Princesa de Gales visitaram o Brasil, em abril de 1991. Como acontecia em todas as viagens internacionais, o carisma de Diana conquistou os brasileiros, aglomerando milhares de pessoas em Brasília, São Paulo, Foz do Iguaçú e Rio de Janeiro, cidades por onde passou. O high society nacional compareceu em peso à recepção oficial oferecida pelo Presidente Fernando Collor no Palácio do Itamaraty e no coquetel do Copacabana Palace, hotel onde o casal real hospedou-se na Cidade Maravilhosa. Na entrevista concedida pelo embaixador Osmar Chohfi à esta coluna Oropa, França e Bahia, ele relembrou a visita.

Durante a visita a nosso país surgiu uma forte amizade entre a Princesa Diana e Lucia Flecha de Lima, então embaixatriz do Brasil em Londres. Quando o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima foi removido para chefiar a nossa Embaixada em Washington, a Princesa de Gales compareceu à festa de despedida em Mount Street. E fez várias visitas ao casal Flecha de Lima, ficando hospedada na residência da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. Ou seja, hospedada em território brasileiro.

Charles e Diana separam-se em 1992 e divorciaram-se em 1996.

Poucos meses antes do acidente fatal em Paris, a Princesa Diana, decidiu leiloar alguns dos mais belos vestidos de gala que possuía. A renda do leilão, realizado pela Christie's, em Nova York, foi revertida para instituições filantrópicas. Um dos vestidos foi arrematado pela colunista social carioca, Hildegard Angel, presidente do Instituto de Moda Zuzu Angel. Mais um laço ligando o Brasil ao Reino Unido.

Nesta semana completam-se 15 anos da morte da Princesa Diana. A coluna Oropa, França e Bahia não podia deixar de mencionar uma figura cujo brilho ultrapassou o território britânico e arrebatou o mundo, especialmente o povo brasileiro. Fica aqui o tributo da nossa coluna.

Paulo de Tarso - Fotos: sites G1, Telegraph e Daily Mail.