22 Sep 2021

Sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato comandará jantares harmonizados em Salvador

Sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato comandará jantares harmonizados em Salvador
Considerado o mais respeitado sommelier do Brasil, Manoel Beato desembarcou nessa terça-feira (21) na capital baiana. Hoje e amanhã, ele é o convidado do chef Lomanto Oliveira para comandar dois jantares harmonizados, em quatro tempos, no Fasano. Em entrevista ao Alô Alô Bahia, Beato falou sobre o assunto e destacou a importância de combinar os pratos e os vinhos durante uma refeição. Confere!

Qual a expectativa para a primeira edição do Jantar Harmonizado no Fasano Salvador?
 
A expectativa é muito positiva, será uma conversa aberta para mostrar as inúmeras possibilidades de harmonização. Será muito importante falar sobre o conceito de harmonização neste jantar no Restaurante Fasano Salvador.
 
Qual a importância de combinar os pratos e os vinhos em um jantar?
 
Combinações na vida todos fazem, mas a importância da harmonização é para dar prazer, e não ser apenas para aprender.  Neste tipo de evento gastronômico, busca-se equilibrar os elementos que se tem no prato, com os presentes na bebida servida, e se eles têm ou não afinidade. Harmonizar não é deixar morno, mas sim uma conversa sensorial sobre vinhos e comida para abrir mais as percepções.
 
Há quase 30 anos como sommelier do Fasano, como foi a evolução do padrão de consumo para o público da alta gastronomia?
 
O brasileiro começou a aprender sobre vinhos de uma maneira bem diferente do europeu. Aqui, esse aprendizado é um pouco mais formal, mais rebuscado – o que obriga os profissionais da área a trabalhar mais e estudar mais para atender clientes que pesquisam antes de pedir o vinho. Além disso, o universo do vinho é hoje muito mais amplo, abriram-se muitas janelas. Também houve uma migração de diversos apreciadores de destilados, como uísque, que passaram a consumir vinho.
0004
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias