13 Jun 2016

Entrevista com a médica Isadora Novais

Entrevista com a médica Isadora Novais

Alimentação saudável é pauta recorrente de um mundo cada vez mais voltado para a beleza, estética e bem-estar. Para começar bem a semana, nossa entrevistada é a jovem e competente nutróloga Dra. Isadora Novais, que executa a prática da medicina ortomolecular, na Clínica Santa Pele, em Petrolina. Em tempos cada vez mais velozes, o Alô Alô Bahia não poupou esforços e trocou uma ideia via WhatsApp com a médica, que estava de plantão nesse fim de semana. Confira agora:

 

 

1. As pessoas se alimentam mal?

Sim! As pessoas têm cultivado hábitos alimentares ruins, porém estão cada vez mais conscientes disso. Atribuo a busca pela praticidade, a rotina cada mais vez corrida e ao escape emocional.

 

2. Além da escolha correta dos alimentos, há outros comportamentos a serem adotados na busca pela qualidade de vida?

 

Manter a qualidade do sono, praticar regularmente atividade física, gerenciar o estresse, reservar um tempo para o lazer, cultivar as boas relações e preservar as escolhas saudáveis no dia a dia.

 

 

3. A pirâmide alimentar pode ajudar na educação nutricional?

 

Para um bom intérprete, sim. A escolha dos alimentos deve ser diversificada e a pirâmide, positivamente, demonstra isso. No entanto, a proporcionalidade deve ser avaliada e considerada individualmente. 

 

4. A prática ortomolecular é bastante procurada. Quais os benefícios? Há contra-indicação?

 

A medicina ortomolecular visa o paciente de modo global, atuando no equilíbrio molecular do organismo. Desse modo é possível agir preventivamente, favorecendo melhor qualidade de vida, evitando doenças e melhorando prognósticos. De modo geral, não há contra indicações. 

 

5. Você é a favor das intervenções cirúrgicas? Já fez alguma?

 

Quando bem indicadas, sim. Qualquer procedimento cirúrgico expõe a riscos e as suas recomendações não devem ser relativizadas. Especialmente, para fim estético. Já fui submetida a um procedimento, porém, como não houve uma conscientização prévia, os resultados, na época, foram fugazes. 

 

6. Quais os melhores alimentos que um ser humano precisa ter para se manter?

 

Para integridade da saúde, devemos consumir alimentos de verdade, reduzir os industrializados. Investir em vegetais variados, oleaginosas, frutas frescas - optar sempre por alimentos orgânicos. 

 

7. Uma curiosidade. O ovo é o segundo melhor alimento?

 

O ovo é uma das melhores fontes protéicas da nossa alimentação. Além disso, contém 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas. Está, de fato, entre os melhores alimentos. 

 

8. Como é sua alimentação?

 

Procuro ter um rigor seletivo na rotina. Não ingiro carboidratos simples e dou preferência aos alimentos com conteúdo nutricional. Porém, não vivo naquele regime militar e me permito, esporadicamente, abrir exceções. 

 

9.  O que ainda não fez na área e gostaria de fazer?

 

Tenho muitos projetos! Um deles é integrar profissionais a minha equipe para prestar o atendimento multidisciplinar e alcançar a excelência em atendimento.

 

10. Um Alô Alô para o site...

 

Sinto-me honrada por estar aqui. O Alô alô é um site diferenciado, rico, e, por isso, tão prestigiado.

 

(Por:@Marcello Fontes)

Foto: Arquivo pessoal. Siga o insta @sitealoalobahia.