26 Oct 2013
Vaidosos, homens frequentam spas e centros de estética

Antigamente, a vaidade masculina era apenas cortar o cabelo e fazer a barba. Entretanto, os homens mudaram o comportamento e estão invadindo spas, salões e clinicas de estética em busca de soluções para problemas de beleza. Eles querem se cuidar, relaxar e adquirir produtos e serviços específicos para atender as suas necessidades.
A vaidade masculina veio à tona com o surgimento do termo metrossexual, que significa um homem urbano preocupado com a aparência, criado pelo escritor inglês Mark Simpson. Esse termo ficou popular em 2002, quando Simpson apontou o jogador David Beckham como um ícone dos metrossexuais.
Entretanto, muitos homens não gostam desse termo, pois, para alguns, pode soar pejorativo. Quem é metrossexual assumido não liga de ser chamado assim, porém aqueles que buscam somente melhorar sua autoestima ficam inibidos ao ouvir falar que fazem parte dessa categoria.
Cada vez mais a sociedade exige dos homens um melhor aspecto estético, especialmente para aqueles que lidam diretamente com o público. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mais de 2 bilhões por ano são gastos no Brasil com produtos de beleza para esse público.E, como não poderia deixar de ser, o Brasil já é o segundo maior mercado mundial em vendas de produtos masculinos.
De acordo com a sócia do Spa Urbano, Iris Azi, a preocupação com a beleza não tem idade ”Os nossos clientes estão na faixa etária entre 20 e 70 anos. Eles talvez não realizem os tratamentos com a frequência das mulheres mas são muito vaidosos, fieis e querem o que há de melhor no mercado. Os homens procuram desde tratamentos para relaxamento como também para combater a gordura localizada. Dentre os mais procurados estão Manthus, Accent, carboxterapia e massagem modeladora”, explica.
Para eles, ainda há as massagens (relaxante, ayurvedica, com pedras quentes), o shiatsu e as limpezas de pele. As massagens oferecidas pelos spas também são ideais para tratar as mazelas de quem faz atividade física, melhorando, assim, a performance na prática dos exercícios.Já para aqueles que não gostam da vida fitness, existe diversos tratamentos para relaxamento, emagrecimento ou tonificação corporal.
O rosto também passou a ser alvo de atenções redobradas, seja para combater o envelhecimento, ou simplesmente para suavizar a pele após anos de aplicação de gillete ou máquina de barbear.
Afinal, homem também pode ser vaidoso. E não precisa ter vergonha de mostrar que é.
Por Iris Azi – SPA Urbano by Iris Azi e Janina Andrade