16 Mar 2014
Marcia Ganem conclui primeiro Lab do projeto ARMOD

Foi com saldo positivo que a estilista Marcia Ganem encerrou a série de quatro laboratórios —os Labs— que deu início ao projeto ARMOD em janeiro deste ano. O ‘Laboratório de Idéias’, módulo conduzido pela estilista, foi concluído com a apresentação das peças de arte, objetos decorativos e instalações produzidas por cinco coletivos formados pelos 30 participantes selecionados para o projeto ARMOD, entre designers de moda, designers gráficos, artistas plásticos e até uma bióloga e musicista.
Os grupos trabalharam buscando inspiração em memórias afetivas, mote provocado pela orientadora. Ao final, todo o grupo se reuniu para a criação coletiva de um vestido conceitual, elaborado por um trançado de fitas de cetim como na “dança das fitas” do nosso folclore. O resultado deste primeiro Lab vai virar exposição, que entrará em cartaz até o final deste mês na Casa de Castro Alves,centro cultural gerido por Ganem, que fica na Rua do Passo, 52, Santo Antonio Além do Carmo.
Para Maria Luedy, idealizadora do ARMOD, o resultado dos trabalhos foi um indicador importante para se conhecer quem são os participantes. “Não tinha pensado na construção de objetos já para este primeiro Lab, pois a nossa ideia era ter o objeto criado depois do grupo ter vivenciado todas as experiências com orientação dos profissionais, mas o resultado surpreendeu positivamente”, declara Luedy.
Fotos: André Sant`Ana.