Espetáculo infantil "Zumbindo" estreia virtualmente abordando a ancestralidade

redacao@aloalobahia.com

O elo ancestral que liga o fictício quilombo urbano do Ferreiro ao real Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um dos berços da resistência negra e da cultura afrodiaspórica de Angola, é a inspiração do espetáculo infanto-juvenil Zumbindo, do COOXIA Coletivo Teatral. A produção ficará disponível entre os dias 28 de maio e 6 de junho, no canal do grupo no YouTube, com acessibilidade em libras. 

A peça traz o encantamento e a contemplação da cultura Iorubá e aspectos da tradição Bantu a partir da trajetória de Flor, uma menina negra, tal qual Dandara, que conhece Palmares através das histórias contadas por sua mãe. Através da ludicidade e do saber compartilhado, a protagonista da história transforma o guerreiro Zumbi no seu amigo imaginário. 

“Histórias da tradição bantu foram importantes para a construção dramatúrgica, mas o que veremos em cena é o que Palmares se tornou, uma grande mistura de povos, etnias e troncos linguísticos”, descreve Guilherme Hunder, que assina a dramaturgia, ao lado de Denisson Palumbo. 



Foto: Diney Araújo. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES