Talheres de plástico podem ser proibidos em estabelecimentos de Salvador

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Salvador pode proibir a fabricação, venda, comércio e utilização de talheres de plástico em estabelecimentos comerciais. A proposta ainda obriga a substituição destes objetos por materiais biodegradáveis, com previsão de multa de R$ 5 mil para quem descumprir. 

"Há muitos anos o meio ambiente vem sofrendo degradação diante das atituds humanas e da produção de produtos que afetam diretamente o meio que vivemos. Aparentemente benéficos, a produção desenfreada de talheres de plástico e seu descarte trazem prejuízos quase irreparáveis", afirma a vereadora Marcelle Moraes, autora da proposta. 

Segundo ela, as matérias-primas dos talheres plásticos não são biodegradáveis e, consequentemente, pode levar anos para decomposição. "A quantidade de plásticos reciclados hoje é muito pequena em comparativo com sua produção, fabricação e comercialização. O descarte indevido de plásticos não recicláveis acaba atingindo rios, mares e oceanos, e, boa parte desse material, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes, acarretando na morte de diversas espécies marinhas", diz.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias