Startup criada por baianas vem chamando atenção. Olho nela!

A startup Solos, criação das baianas Saville Alves e Gabriela Tiemy, tem como objetivo o aproveitamento total dos resíduos alimentares de grandes empresas, como shoppings e supermercados, e a transformação em adubo.

As duas desenvolveram o projeto a partir do segundo semestre de 2016 a partir da vivência de cada uma – Saville como consultora de gestão de resíduos e Gabriela envolvida com permacultura – e a partir dali chegaram a etapa final de um edital de pré-aceleração de negócios de impacto. A Solos foi a única do Norte e Nordeste selecionada.

Após uma temporada em São Paulo, as duas retornaram a Salvador em janeiro e atualmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador (Secis), opera a compostagem dos resíduos da Escola Munucipal Fernando Presídio, em Paripe, para produzir os alimento da horta da escola.

Apesar de enxergar o interesse das empresas em investir em sustentabilidade, Saville não vê grandes oportunidades para reaproveitamento de resíduos. Ela ainda afirma que o caminho é sensibilizar os diretores e funcionários de grandes empresas através da educação ambiental para que projetos como a Solos ganhem mais espaço e a importância que de fato tem.

Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias