Serviços municipais darão suporte aos foliões no Fuzuê e Furdunço

Neste final de semana, os foliões já poderão se esbaldar na avenida com as atrações pré-carnavalescas que se apresentarão no Fuzuê e Furdunço, sábado (23) e domingo (24), respectivamente, no circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Para os eventos, a Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial de serviços para atender à população.

Mobilidade – Diversas linhas com destino à Barra e Lapa vão operar com horário estendido das 12h até 2h. São elas: Pirajá - Barra; Marechal Rondon - Barra; Vista Alegre - Barra; Fazenda Grande do Retiro - Barra; Ribeira - Sabino Silva; Paripe - Barra; Mirante de Periperi - Ondina; São Caetano - Barra; Pituba - Campo Grande R2; Cosme de Farias - Barra; Praia do Flamengo - Campo Grande; Aeroporto - Praça da Sé; IAPI - Barra; Duque de Caxias - Barra; Rio das Pedras - Campo Grande R2; Santa Cruz - Campo Grande R2; Tancredo Neves - Barra; Pernambués - Barra; Pau da Lima - Campo Grande/Barra; Narandiba/Doron - Barra R2; Narandiba/Doron - Barra R1; Nova Brasília/Jardim Esperança/7 de Abril - Barra; Jardim Santo Inácio/Mata Escura - Barra; Sussuarana - Barra R2; e Cabula VI - Ondina.
 
O mesmo acontecerá com as linhas Lapa - Patamares R2; Cosme de Farias - Lapa; Nordeste - Lapa; Trobogy - Lapa; Engomadeira - Lapa; Boca da Mata - Lapa; Fazenda Grande 4 - Lapa; Base Naval/São Tomé/Escola de Menores - Lapa; Alto Santa Terezinha - Lapa; e Rio Sena - Lapa.
 
Além disso, a Secretaria de Mobilidade (Semob) disponibilizará 75 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, que ficarão à disposição no terminal das 20h até 4h. No sábado, serão 30 ônibus; no domingo, serão 45 veículos disponibilizados.
 
Treze linhas de ônibus do Sistema Complementar (Stec) vão prolongar o itinerário até a Barra, das 14h até 0h. São elas: Cajazeiras 11 - Barra; Cajazeira 11 - Barra; Boca da Mata - Barra; Boca da Mata - Barra; Águas Claras - Barra; Águas Claras - Barra; Brasilgás - Barra; Boca da Mata - Barra; Boca da Mata - Barra; Cajazeira 11 - Barra; Cajazeiras 11 - Barra; Brasilgás - Barra; e Valéria - Barra.
 
Táxi e mototáxi – Quem optar por ir de táxi terá como opção os quatro pontos existentes na região do circuito, que estarão em pleno funcionamento. Eles estão localizados no Shopping Barra, no Bompreço (Chame-Chame), no Porto da Barra e na Rotatória da Praça Lord Cochrane. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.
 
Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Avenida Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.
 
Ainda por conta dos eventos deste fim de semana, ocorrerá interdição do tráfego de veículos no sábado e domingo, das 13h à 1h do dia seguinte, no trecho entre Clube Espanhol até o Farol da Barra. Com isso, os itinerários das linhas que trafegam neste trecho sofrerão as seguintes alterações a partir das 13h:
 
- Linhas que saem do Rio Vermelho com destino à Barra vão seguir pela Rua Oswaldo Cruz, Rua João Gomes, Rua da Paciência, Avenida Presidente Vargas, Avenida Ademar de Barros, Avenida Garibaldi, retorno Hospital Jorge Valente, Avenida Garibaldi, Garcia e então fazem o itinerário normal;
 
- Os ônibus provenientes da Ladeira da Barra com destino ao Rio Vermelho vão circular pelo Largo da Vitória, Rua da Graça, Rua Euclides da Cunha, Rua Beirute, Avenida Centenário, retorno Shopping Barra, Avenida Centenário e depois voltam ao circuito comum;
 
- As linhas que saem da Avenida Adhemar de Barros com destino Barra vão seguir pela Avenida Garibaldi, retornam na Ufba, voltam para a Avenida Garibaldi, retornam no Hospital Jorge Valente, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Avenida Vale do Canela, Avenida Centenário, fazem o retorno do Shopping Barra, Avenida Centenário, seguem de volta pela Avenida Garibaldi para ir pelo itinerário de costume.
 
- Por fim, os coletivos que vêm da Avenida Princesa Izabel com destino Barra passam pela Avenida Princesa Izabel, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Largo do Campo Grande e seguem pelo trajeto normal.
 
Saúde – Os foliões que forem curtir o Fuzuê neste sábado (23), na Barra, contarão com uma estrutura de saúde montada pela Prefeitura exclusivamente para o evento. Um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra vai funcionar das 18h até a meia-noite. Já para o Furdunço, no domingo (24), o módulo começa os atendimentos às 13h e se estende até 1h da segunda-feira (25).
 
O equipamento contará com cinco leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Samu também estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.
 
Guarda – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará no Fuzuê com 100 agentes, e no Furdunço com cerca de 90 servidores. As ações serão realizadas em apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, como Semop, Transalvador e Saltur. O órgão realizará ainda ações de patrulhamento preventivo na área da festa.
 
Fiscalização – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizará 100 agentes de fiscalização tanto no Fuzuê quanto no Furdunço, que realizarão o ordenamento do comércio informal. Na ocasião, será promovida orientação aos ambulantes sobre as proibições, a exemplo da comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser descartáveis.
 
Durante os dias do Fuzuê e Furdunço, 30 agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estarão em regime de plantão no Circuito Orlando Tapajós. O objetivo é fiscalizar a exibição de publicidade, que deverá ser licenciada pelo órgão, e garantir a proteção às marcas patrocinadoras do Carnaval.
 
Os fiscais atuam também para assegurar que os estabelecimentos comerciais obedeçam a notificação expedida pelo órgão, que determina a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, a não ocupação do logradouro público com mesas, cadeiras, gradis, toldos ou outros equipamentos. A ação coíbe ainda a execução de atividades provisórias sem a devida autorização da Prefeitura.
 
Por medida de segurança dos foliões, a Sedur determina que a montagem de camarotes e estruturas para o Carnaval seja encerrada às 12h, durante os dias dos eventos. Os agentes vão realizar vistorias para garantir que as atividades sejam suspensas. O órgão ressalta que os eventos dentro dos camarotes só podem ser realizados com a autorização da Prefeitura, sob pena de multa e interdição.
 
Poluição sonora – Oito fiscais de combate à poluição sonora irão monitorar os estabelecimentos que foram licenciados no Fuzuê e Furdunço, bem como notificar, autuar e suspender as atividades dos que estiverem em situação irregular. A fiscalização também estará atenta ao uso abusivo de som por parte de veículos, visando manter os níveis sonoros estabelecidos pela Lei Municipal 5.354/98.
 
Salva-vidas – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com um efetivo de 15 salva-vidas e um posto montado na praia, próximo ao Farol da Barra. O trabalho dos agentes será das 8h até o encerramento das festividades.
 
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES