Saiba quem são as homenageadas do Shopping da Bahia no Dia da Mulher

A biomédica Jaqueline Góes, as médicas Betânia Toralles, Ceuci Nunes e Clarissa Mathias, e a jornalista Mariluce Moura serão as grandes homenageadas do Shopping da Bahia, nesta segunda-feira(08), no Dia Internacional da Mulher.   

Com grandes contribuições à área científica, as cinco profissionais irão estampar a campanha #EmpoderaElas, tendo a Dra. Jaqueline o papel de embaixadora nacional da ação, que acontece em todos os shoppings da Aliansce Sonae ao redor do país. A campanha ocorre em reconhecimento a todas as mulheres que vem trabalhando com ciência e saúde, áreas que foram essenciais ao mundo neste último ano.  
 
Conheça um pouco mais as homenageadas do SDB: 
 
Quem é Jaqueline Góes? 
É biomédica e pesquisadora tendo sido uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-Cov-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020. A profissional também deu contribuições ao sequenciamento do zika vírus. Atualmente é professora-adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.   
Dra-Jaqueline-scaled-e1588597526182
Quem é Betânia Toralles?  
É médica geneticista e responsável-técnica pelo DNA Laboratório. Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Anomalias do Desenvolvimento Sexual, Anomalias Congênitas e Oncogenética. Atualmente é coordenadora médica do Programa de Triagem Pré-Natal do Laboratório de Imunologia do ICS-UFBA.  
 
A frase escolhida por Betânia foi: “Está em nosso DNA acreditar e nunca desistir de lutar por nossos objetivos. Acredite em você! Precisamos ver mais mulheres ocupando grandes espaços no avanço da tecnologia e da ciência”. 
16520178101697077-v5hmx
Quem é Ceuci Nunes?  
É médica infectologista. Atualmente exerce o cargo de diretora-geral do Instituto Couto Maia, referência estadual para doenças infectocontagiosas no Estado da Bahia, e desde março de 2020, dedicado ao atendimento de pacientes da Covid-19. É também Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências e diretora técnica do Serviço Especializado em Imunização e Infectologia (SEIMI).  
 
Para a campanha, a frase escolhida por Ceuci foi: “As mulheres precisam cada vez mais assumir postos de liderança e comando, pois o olhar das mulheres é diferenciado, mais humanizado”. 
unnamed
Quem é Clarissa Mathias?  
É médica oncologista da NOB Oncoclínicas e do Hospital Santa Izabel, além de atualmente exercer o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e de líder do Comitê Internacional da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.  
 
A frase escolhida por Clarissa foi: “Valorize a sua História, seja ela qual for, porque você faz a diferença na vida das pessoas que a rodeiam!” 
NOB-103
Quem é Mariluce Moura?  
Jornalista dedicada ao jornalismo científico desde 1988, é coordenadora do Ciência na Rua (ciencianarua.net), projeto voltado ao público de 14 a 25 anos que, neste momento, está dando origem ao Instituto Ciência na Rua, uma organização não governamental. Criou, no final dos anos 1990, e foi diretora até 2014, da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Deu início à implantação do setor de comunicação dessa Fundação em abril de 1995 e foi sua gerente de comunicação até julho de 2002. Coordenou a reforma editorial em 1988 e foi editora-chefe da Revista Brasileira de Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1989.  
 
A frase de Mariluce é: "Ser uma mulher empoderada é juntar-se às demais, tomar a palavra e derrubar barreiras de um mundo concebido por homens, para homens".  
mariluce
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.    
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias