Rei de Gana e prefeito ACM Neto abordam projetos sociais em encontro

Um encontro entre o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o rei do Império Asante em Gana, Otumfuo Osei Tutu II, foi realizado na tarde desta segunda-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, no Centro. O evento faz parte da programação da visita da autoridade africana ao Brasil, que incluiu a capital baiana. Na pauta, foram apresentados projetos sociais desenvolvidos em Gana e possíveis colaborações de Salvador nas iniciativas.

O rei Otumfuo II tem marcado a gestão à frente do Império Asante pelo encorajamento à arbitragem dentro e fora da África. O Governo de Gana apontou a autoridade como Presidente do Comitê dos Chefes Tradicionais do país, com responsabilidades sobre importantes questões litigiosas envolvendo outras lideranças tradicionais, cujo agravamento tem potencial para desestabilização de todo o país.


Durante a gestão, que já dura 18 anos, foram criados o “Fundo Otumfuo para Educação” para promoção da educação de qualidade que envolve 5 mil crianças; e a fundação para apoio a crianças vítimas de Aids. Também foi lançado o Fundo para a Saúde, criado para promover cuidados básicos de saúde para a população rural; assegurou recursos do Banco Mundial para o projeto “Promovendo a parceria com as lideranças tradicionais (em Gana)”, para apoiar lideranças tradicionais no uso eficiente dos próprios recursos, dentre outras ações.

Fotos: Secom/PMS. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES