Neto de Otávio Mangabeira, professor da Harvard ministra palestra nesta sexta-feira em Salvador

“Sou de poucos sorrisos, não gosto de conversa pequena, sou naturalmente cerimonioso”. A declaração é do professor da Universidade de Harvard Roberto Mangabeira Unger, que estará em Salvador, nesta sexta-feira (31), para ministrar uma palestra na Associação Comercial da Bahia, no Comércio. Com o tema “Nova Realidade da Economia Brasileira”, o encontro será dirigido a empresários baianos.

Roberto é um filósofo e teórico social brasileiro que foi Diretor Geral do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Brasileira) e ministro-chefe (duas vezes) da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica do Brasil.

Neto do ex-governador da Bahia Otávio Mangabeira, Unger nasceu no Rio, mas foi levado aos quatro meses de idade a Nova Iorque, Estados Unidos, onde foi criado e viveu até os onze anos, quando seu pai faleceu em decorrência de um infarto. Com isso, voltou para o Brasil e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida, retornou aos EUA e concluiu seus estudos em Harvard, onde passou a lecionar no início da década de 1970.

O ex-presidente norte-americano Barack Obama afirma que ele foi o seu melhor professor naquela universidade. “Eu tenho o culto da vontade, da tarefa, da mobilização. Mas agora estou tendo uma experiência de me entregar às circunstâncias. Estou seguindo os conselhos de meu amigo Caetano Veloso, que me sugeriu ser menos prussiano e mais baiano”, disse em entrevista à revista Piauí.

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias