MECAInhotim terá experiências de visita inéditas dentro do museu

Em uma parceria com a plataforma multicultural MECA, o Inhotim criou experiências de visita inéditas no museu para o período em que é realizada a segunda edição do MECAInhotim. Marcado para os dias 7, 8 e 9 de julho, o festival reúne intensa programação de shows, palestras e workshops. As visitas estarão concentradas no sábado (8) e no domingo (9) e propõem outras formas do público relacionar com os espaços, coleções e história de um dos maiores museus a céu aberto da América-Latina, que também é oficialmente reconhecido como Jardim Botânico. Os facilitadores serão funcionários do próprio Inhotim, de áreas como Direção Artística, Jardim Botânico, Gestão Ambiental, Educativo, Monitoria e Comunicação.
 
Dentre essas experiências, Lucas Sigefredo e María Eugênia Salcedo, respectivamente Diretor do Jardim Botânico e Diretora Artística Adjunta, vão conduzir juntos um formato baseado no conceito de deriva, sem qualquer roteiro pré-definido. A partir da provocação “o que você quer saber?”, as diferentes possibilidades de perguntas do público irão guiar a visitação que contará com curadoria espontânea e dinâmica, podendo mudar a qualquer momento, a qualquer pergunta e/ou resposta. Tanto Lucas quanto María Eugênia trabalham há mais de dez anos no Inhotim, fazendo parte da equipe do Instituto antes mesmo de ser oficialmente aberto ao público em 2006.
 
Outro encontro interessante entre arte e botânica, restrita ao público adulto, será a visita conduzida por Juliano Borin, Engenheiro Agrônomo do Jardim Botânico, e Junio Cesar, ex-morador do Vilarejo Inhotim e guia especializado. Os dois vão discutir os usos de plantas psicoativas por populações tradicionais e pela medicina atual, relacionando essas espécies a trabalhos de Adriana Varejão e Tunga, dois artistas que possuem galerias permanentes no Inhotim.

Foto: Rossana Magri. Siga o insta @sitealoalobahia. 
 

NOTAS RECENTES