Festival da Primavera começa neste sábado (14) no Rio Vermelho

O Festival da Primavera começa em grande estilo com a segunda edição da Festa de San Gennaro, realizada neste sábado (14), na Rua Professora Almerinda Dultra, no Rio Vermelho, das 10h às 22h. O evento já acontece em Nápoles, Nova Iorque, São Paulo e, desde o ano passado, em Salvador. O objetivo é celebrar a gastronomia italiana na cidade, promovendo uma festa de rua com a união de diversos restaurantes, com pratos a preços populares entre R$10 e R$30 reais.
 
A ideia surgiu depois que o chef do Pasta em Casa e organizador do evento, Celso Vieira, voltou de uma viagem à cidade de Nápoles. Trabalhando há 30 anos com a gastronomia italiana, ele elaborou o projeto e apresentou à Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), vinculada à Prefeitura de Salvador, que decidiu apoiar. É a Saltur que organiza o Festival da Primavera, que acontece entre sábado (14) e dia 29, com uma programação diversificada em vários pontos da cidade.
 
Em sua primeira edição, a Festa de San Gennaro conseguiu reunir um público de cerca de 3 mil pessoas. “Foi muito gratificante. Estávamos um pouco assustados por ser um evento de rua. A Festa de San Gennaro é uma celebração do nosso trabalho em gastronomia e uma oportunidade do público ter acesso, em um só lugar e num único dia, às mais variadas referências à Velha Bota que se encontram em Salvador”, contou o chef do Pasta em Casa.
 
Para esse ano, Celso disse ter dobrado as expectativas em relação ao evento. “Temos o apoio da Coca-Cola, que cede as barracas, e a autorização da Prefeitura. A festa é segura, é voltada para a família, não tem correria. A minha expectativa esse ano é dobrar o público. Aumentamos o número de barracas de comida e bebidas para 13 nesta edição. O público vai ter comida italiana de lugares diferentes. Vai ser uma festa enorme”, declarou.
 
Música - Além do Pasta em Casa, participam da festa também os restaurantes como Alessandro Narduzzi, Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Manga, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz, entre outros. Para compor a programação, apresentações musicais acontecerão concomitante com a mostra gastronômica, com as participações de Rose Lima, Luciano Salvador Bahia, DJ El Cabong e artistas de diversos gêneros.
 
Maratona Salvador - O evento que abre o Festival da Primavera acontece um dia antes da 3ª edição da Maratona Salvador. Na oportunidade, o chef promete servir um prato fit com preço especial para os maratonistas. Os competidores ganharão desconto mediante apresentação do comprovante de inscrição na competição.
 
Tradição - San Gennaro foi um bispo de Benevento, perseguido e decapitado pelo Império Romano, tornando-se santo e mártir da Igreja Católica. Uma mulher teria coletado um pouco do seu sangue, conservando-o até hoje em um relicário na Catedral de Nápolis. Um suposto milagre de liquefação deste sangue é celebrado com grande pompa e esplendor em 19 de setembro pelas ruas da cidade, com espaço garantido para o melhor da gastronomia local.
 
Os italianos acreditam que o santo é quem defendia Nápoles do vulcão Vesúvio, que atualmente está adormecido. Uma das festas mais antigas e importantes em Nova Iorque, a tradicional San Gennaro também é comemorada em São Paulo há 46 anos.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES